Lei da deputada Gracinha Mão Santa proíbe governo do Piauí de contratar condenados por racismo

Foi publicada nesta terça-feira (20) a Lei nº 8.308, de autoria da deputada estadual Gracinha Mão Santa, que cria medidas de combate ao racismo e injúria racial no estado do Piauí.

Conforme a lei, da deputada Gracinha Mão Santa, o governo deverá promover, dentre outras, medidas administrativas no sentido de coibir a prática de racismo e injúria racial no estado como a punição ao agente público que, no exercício de sua função, agir de forma discriminatória em razão de cor ou raça e a representação proporcional dos grupos étnicos em todas as campanhas publicitárias e de comunicação do Poder Público Estadual. Continua depois da publicidade

De acordo com a deputada, ações como essa são fundamentais para combater um dos maiores problemas no país. O novo dispositivo legal foi sancionado pelo Governador do Estado e publicado no Diário Oficial.

“O Brasil ainda carrega muito preconceito por conta da cor da pele. Nosso papel, como deputada, é minimizar e combater todo e qualquer tipo de racismo. Por isso, o poder público estadual tem agora como obrigação agora punir aqueles que comentem a prática”, explica a parnaibana.

Além disso, ainda ficará proibida a contratação, convênio ou qualquer tipo de aporte financeiro do Poder Público estadual para instituição ou pessoa física que tenha sido condenada, por órgão colegiado, pela prática de racismo ou injúria racial.

Continue lendo após a oferta de nosso anunciante

A proibição abrange também empresas de comunicação que sejam punidas pela prática de racismo ou injúria racial praticada por seus prepostos ou por comentários de terceiros constantes em suas mídias eletrônicas.

A lei entrará em vigor após 60 dias da data de sua publicação.

Clique aqui e receba as notícias do Tribuna de Parnaíba em seu celular

Fonte: AsCom dep. Gracinha Mão Santa / edição: Tribuna de Parnaíba

Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadephb/
https://www.youtube.com/@TribunadeParnaiba

 

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!