Bita do Barão: veja a repercussão da morte do pai de Santo do Maranhão

Autoridades e entidades se manifestaram sobre a morte do líder religioso, que faleceu nesta quinta-feira (18). Bita do Barão é considerado um dos maiores líderes umbandistas do Brasil.

Fonte: G1 MA

Entidades e políticos se manifestaram sobre a morte do Pai de Santo, Bita do Barão, que faleceu na tarde desta quinta-feira (18) na UTI de um hospital particular de Teresina, no Piauí.

Bita do Barão estava internado há 10 dias devido a uma infecção pulmonar, agravando para um problema renal e de pressão alta. De acordo com a família, ele aguardava liberação médica para ser transferido para uma UTI móvel na casa dele, em Codó, localizado a 290 km de São Luís.

A morte do líder umbandista maranhense repercutiu bastante no estado. Entidades, órgãos governamentais e políticos emitiram notas de pesar sobre o falecimento de Bita do Barão. Confira a repercussão:

A Federação de Umbanda e Culto Afro-Brasileiro do Maranhão (FUCABMA) lamentou profundamente a passagem para o plano espiritual, afirmando que Bita do Barão teve uma esplendorosa trajetória espiritual no plano terrestre. Por fim, a nota assinada pelo presidente Biné Gomes, expressou uma grande honra pela oportunidade de aprendizado junto com o Pai de Santo, que terá lugar de destaque na memória do Povo de Santo.

O governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR) lamentou o falecimento do religioso e solidarizou com a comunidade umbandista, a família de Bita do Barão e com as lideranças religiosas dos cultos afros.

O vereador, vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís e pai de Santo, Astro de Ogum (PR) também emitiu uma nota lamentando o falecimento de Bita do Barão. No texto, o vereador disse que a Umbanda perde um dos seus maiores filhos e manifestou condolências aos familiares, amigos e admiradores.

A Casa das Minas informou que recebeu com muito pesar e tristeza a notícia do falecimento do grande ícone da cultura e umbanda. Segundo a nota, Bita do Barão deixa um legado, saudades, muitos corações quebrados, mas também lindas lembranças que servem de consolo aos que ficam e sofrem com sua ausência.

Velório
Segundo a família, o velório do líder umbandista será realizado ainda nesta quinta-feira (18) na Tenda Espírita Rainha Iemanjá, que fica na Rua Rui Barbosa, bairro Santa Filomena, em Codó. É esperado a presença de familiares, amigos, seguidores e admiradores do pai de Santo maranhense.

Publicidade

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!