Polícia Federal deflagra operação contra esquema de fraudes em bens da União em Cajueiro da Praia e outras cidades

Operação Tratado de Tordesilhas foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (17) em Cajueiro da Praia, Parnaíba, Teresina e Floriano.

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (17, a Operação Tratado de Tordesilhas, com o fim apurar a prática de crimes em detrimento de bens públicos federais no bojo do Programa de Regularizações Fundiárias – Reurb – no município de Cajueiro da Praia. Continua depois da publicidade

A operação mobilizou mais de 30 policiais federais para o cumprimento de nove mandados judiciais de busca e apreensão nos municípios de Cajueiro da Praia, Parnaíba, Teresina e Floriano, todos expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Teresina.

As investigações apontam que pessoas com baixo poder econômico, geralmente idosos, eram utilizadas para simularem posse (mera detenção) antiga em terrenos da União e, em seguida, simulavam negócios jurídicos de compra e venda dessa posse. Posteriormente, buscavam obter regularização da posse junto à Secretária de Patrimônio da União (SPU) a fim de terem reconhecido posse antiga sob determinada área da União.

Inclusive há suspeitas da falsificação de documentos nos processos administrativos, visando reconhecer a regularidade fundiária e, em seguida, permitir os desmembramentos da área da matrícula original do município.

Continue lendo após a oferta de nosso anunciante

Após a regularização do imóvel, os investigados desmembravam a área regularizada e vendiam os novos terrenos com matrículas próprias a preços elevados e de forma veloz, inclusive com a especulação alcançando a supervalorização de cerca de 15.000% (quinze mil por cento).

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, de disposição de coisa alheia como própria, de falsidade ideológica e outros porventura identificados após as buscas.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal no Piauí / edição: Tribuna de Parnaíba

Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadephb/
https://www.youtube.com/@TribunadeParnaiba

 

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!