‘Cometa do Diabo’ se aproxima da Terra e pode ficar visível a olho nu em 2024

Apesar das grandes dimensões do cometa, a aproximação não representa nenhum perigo para a Terra, segundo especialistas

O cometa 12/P Pons-Brooks, mais conhecido como “Cometa do Diabo” pela estrutura de gelo e gás em formato de chifres que desponta do objeto, deve se aproximar da Terra e pode até se tornar visível a olho nu no próximo ano. Uma estimativa aponta que o cometa poderá ser visto em 8 de abril de 2024 — a aproximação com a Terra acontece a cada 71 anos. As informações são do site americano ABC News. Continua depois da publicidade

A visibilidade do cometa depende das condições atmosféricas, entre outros fatores. Observadores que desejam ver a passagem brilhante poderão precisar usar binóculos ou telescópios para uma melhor experiência.

O tamanho da estrutura impressiona: cientistas estimam seu diâmetro em pelo menos 17 quilômetros. Mas apesar de suas dimensões, a aproximação não representa nenhum perigo para a Terra, segundo especialistas.

Continue lendo após a oferta de nosso anunciante

No X (antigo Twitter), o perfil da astrônoma amadora Helen Usher compartilhou imagens recentes do cometa e o comparou à nave Millennium Falcon, da franquia de filmes “Star Wars”.

De acordo com a Nasa, cometas são objetos grandes constituídos de poeira e gelo que orbitam o Sol. A principal característica desses corpos são as caudas luminosas que os acompanham. Essas estruturas são restos da formação do Sistema Solar, que aconteceu há aproximadamente 4,6 bilhões de anos atrás.

Fonte: CNN / edição: Tribuna de Parnaíba

Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadephb/
https://www.youtube.com/@TribunadeParnaiba

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!