Ex-prefeito de Luís Correia, Kim do Caranguejo, está inelegível até 2029

Ex-gestor aparece na lista dos políticos inelegíveis, divulgada pelo Tribunal de Contas da União – TCU.

Politicamente, os últimos anos não tem sido fáceis para o ex-prefeito de Luís Correia, Francisco Araujo Galeno, o Kim do Caraguejo. Após perder a eleição de 2020 para a atual prefeita Maninha Fontenele, ter suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE/PI, perder uma ação na Justiça Eleitoral, que buscou anular a vitória da prefeita, agora, o ex-gestor aparece na lista dos políticos inelegíveis, divulgada pelo Tribunal de Contas da União – TCU. Continua depois da publicidade

A inclusão na lista do TCU, significa que o gestor teve suas contas julgadas irregulares, em processos dos quais não cabem mais recursos.

No caso de contas públicas, a Lei da Ficha Limpa prevê a inelegibilidade de todo gestor público que tiver suas prestações de contas rejeitadas “por irregularidade insanável ou que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário”.

Continua depois da publicidade

A elaboração da lista do TCU para TSE costuma acontecer a cada eleição. A relação facilita o trabalho da Justiça Eleitoral, a quem cabe verificar se um candidato está ou não apto a concorrer nas eleições, conforme todos os critérios legais de elegibilidade.

Edição: Tribuna de Parnaíba

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!