‘O grande problema para o turismo em Parnaíba é o como chegar e como sair’ diz Joca Vidal

Para o superintendente de Turismo de Parnaíba um dos pontos que contribuem para o não crescimento dos voos no município é a obrigatoriedade de passar por Teresina.

O superintendente de Turismo, do município de Parnaíba, e presidente da IGR-DELTA (Instância de Governança Regional do Polo Costa do Delta – Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia) Joaquim Vidal Araújo, o Joca Vidal, falou sobre o maior gargalo para o crescimento do turismo em Parnaíba e toda a Planície Litorânea, o que faz com o setor viva de sazonalidades. Continua depois da publicidade

Para Joca, a indústria sem chaminés, como é conhecida a indústria do turismo, tem necessidade de uma maior atenção e planejamento da forma como o turista chega em nossa região.

“O turista hoje ele é muito dinâmico, ele quer comprar uma passagem e no mesmo dia ele está lá, no destino dele. E, se tiver algum problema ele também possa voltar imediatamente. E o nosso grande gargalo aqui é esse, essa nossa malha aérea que é muito complicada. A gente vem tentando, que na minha opinião seria uma grande ação pra nós vencermos essa barreira, que é um voo diário Parnaíba – Fortaleza / Fortaleza – Parnaíba. Fortaleza hoje é um HUB aéreo que te conecta com o mundo todo e com o Brasil inteiro, lá tem voos para qualquer parte do Brasil e também para o mundo, tem voos direto da TAP pra Portugal, tem da Air France pra França e muitos outros, e, chegando a esses países que eu acabei de citar, você está na Europa e de lá você pode ir para qualquer outro canto do mundo” alerta o superintendente.

Atualmente apenas a Azul Linha Aéreas opera no município com voos comerciais regulares para Belo Horizonte e, na chamada Rota das Emoções, que inclui cidades como Jericoacoara (CE), Fortaleza (CE), Aracati (CE), Barreirinhas (MA) e São Luís (MA). Para a Rota das Emoções a empresa opera com um avião de pequeno porte para até 9 passageiros. Até pouco tempo o aeroporto também recebia voos da Voe Pass, que acabou sendo descontinuado.

A Azul Linhas Aéreas, até o início do ano oferecia voos direto para a cidade de Campinas, estado de São Paulo, mas a rota foi substituída pelo trecho à Belo Horizonte.

Na época, a deputada estadual Gracinha Mão Santa foi a única parlamentar a cobrar esforços do governo do estado para manter os voos regulares entre Parnaíba e Campinas, inclusive apresentando requerimentos direcionados ao governador Rafael Fonteles e, ao secretário de estado do Turismo, Pablo Santos. Relembre: Deputada Gracinha Mão Santa quer a manutenção dos voos entre Campinas e Parnaíba

Continue lendo após a oferta de nosso anunciante

Superintende aponta preço das passagens aéreas entre Parnaíba e Teresina como empecilho

“Tem que acabar com essa loucura de que, toda vez que se tenta negociar um voo novo para Parnaíba ter que incluir Teresina. Não tenho nada contra os teresinenses é lógico, mas é uma questão econômica, você não vai deixar de viajar de Teresina para cá, que está aí a 330 km, onde você coloca R$ 250 de combustível num carro pra vir, R$ 250 pra voltar, onde você traz a família todinha, tem flexibilidade de horário, sai na hora que quer, volta na hora que quer, chega aqui tem a mobilidade de ter um carro a sua disposição. Por outro lado, tem um voo onde você vai pagar mil e tantos reais, com umas tarifas loucas aí, e isso acaba inviabilizando toda a operação que tem sido colocada para o aeroporto daqui de Parnaíba, porque tem que vincular com a capital. Por essas razões todas, é difícil você viabilizar essa perna Parnaíba a Teresina / Teresina a Parnaíba. Quando isso acontece, a outra parte que é positiva, acaba tendo que cobrir a que é negativa, e no final a operação para a companhia aérea sai negativa e quem perde somos todos nós” esclarece Joca Vidal.

Clique aqui e receba as notícias do Tribuna de Parnaíba em seu celular

Da Redação do Tribuna de Parnaíba

Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadephb/
https://www.youtube.com/@TribunadeParnaiba

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!