Trabalhadores da indústria são submetidos a exames de audiometria

Os colaboradores da indústria que trabalham em ambientes expostos a barulho médio e intenso, passaram por exames de audiometria a fim de avaliar suas capacidades auditivas, mantendo assim a saúde e prevenindo possíveis danos.

Os exames de audiometria da indústria parnaibana são feitos pela fonoaudióloga Ceciane Dantas, que mapeia minuciosamente cada paciente. Realizadas toda sexta-feira na Divisão de Saúde do SESI, localizada no Centro Esportivo Dirceu Arcoverde (Verdinho), no Bairro de Fátima, tais consultas não implicam em nenhum custo financeiro para o trabalhador, sendo fornecidas pela Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI). Continua depois da publicidade

“É muito bom saber que minha audição está dentro da normalidade, sem danos. É muito bom também quando a empresa se preocupa com a gente e nos possibilita meios para que estejamos sempre bem de saúde”, frisou o motorista da SN Ambiental, Gerben Lima

O exame de audiometria tem como objetivo avaliar a capacidade do paciente em ouvir e reconhecer os sons. Por meio dele, detectam-se possíveis alterações auditivas, e a partir daí, o profissional responsável pode prescrever medidas preventivas e/ou tratamentos adequados, como o uso de aparelhos auditivos, por exemplo.

Consultas ocupacionais

Ainda na Divisão de Saúde do SESI, outro grupo de servidores foi em busca das avaliações ocupacionais feitas pela Dra. Nasaré Fonteles. Os procedimentos envolvem atestado médico admissional, demissional e periódico.

As consultas ocupacionais ocorrem todas as terças (das 08:00 às 11:00) e sexta-feira (14:00 às 15:00).

O exame ocupacional é uma exigência da Norma Regulamentadora n° 7, que identifica e registra no Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) os riscos aos quais o trabalhador está exposto, informando se o funcionário está apto ou inapto à realização de suas atividades laborais, contemplando ainda exame físico e mental e exames complementares, quando necessários. Conforme ressalta a Dra. Nasaré, além de verificar se os industriários estão com os exames em dia, é feito ainda um levantamento amplo sobre o estado de saúde do paciente.

“Nas consultas verificamos se o funcionário apresenta alguma queixa como dor persistente ou mal-estar e analisamos se há sobrepeso, por exemplo. Esse atendimento disponibilizado no Verdinho é extremamente importante, principalmente para os homens que geralmente não buscam serviços de saúde em outras ocasiões”, disse a médica.

Pontos observados pela médica Nasaré Fonteles durante o atendimento aos trabalhadores são apontados como condições essenciais para se ter uma boa saúde. “É preciso adotar mudanças de hábitos de vida, como evitar o uso exagerado de cigarro, bebidas, sal e açúcar, além de incluírem em sua rotina atividade física, repouso adequado, bastante ingestão de água” enfatizou, lembrando que a saúde do trabalhador, inclusive, impacta no custo das empresas, uma vez que irá reduzir consideravelmente o índice de afastamento do trabalho.

As consultas devem ser marcadas antecipadamente na Divisão de Saúde do SESI, localizado no Verdinho, situado na Rua Franklin Veras, 383, no bairro Nossa Senhora de Fátima ou pelo telefone (86) 3322-3041 (somente Whatsapp).

Fonte: AsCom FIEPI / edição: Tribuna de Parnaíba

Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadephb/
https://www.youtube.com/@TribunadeParnaiba

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!