Prefeitura de Parnaíba retoma mutirão de cirurgias oftálmicas

Quando realizado na rede particular de saúde, os procedimentos tem valores cobrados de até R$ 4 mil por olho operado. Prefeitura de Parnaíba está ofertando até 300 atendimentos mensais para avaliação cirúgica.

O prefeito Mão Santa determinou o reinício dos mutirões de cirurgias oftálmicas, realizados pela prefeitura de Parnaíba através da secretaria municipal de Saúde e secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania. Continua depois da publicidade

Nesta sexta-feira (10), cerca de 160 pacientes foram operados no instituto Praxis, local onde também estão sendo realizados os exames que atestam a necessidade do paciente em realizar o tratamento cirúrgico.

Estão sendo atendidos casos de catarata e pterígio. Nesta sexta (10), foram 80 cirurgias de catarata e 80 cirurgias de remoção do pterígio.

Popularmente chamdo de “carne no olho”, o pterígio é uma lesão que afeta a conjuntiva do olho e é mais comum do que grande parte das pessoas imagina.

As cirurgias são acompanhadas de retorno, realiza 12h após o procedimento, em que o globo ocular do paciente é reavaliado pelo médico oftalmologista.

Neste sábado (11) mais munícipes também serão operados. Mensalmente a prefeitura de Parnaíba encaminha cerca de 300 pacientes para avaliação da necessidade de tratamento cirúrgico.

Com a retomadas das cirurgias o prefeito Mão Santa espera que haja uma melhora na qualidade de vida destas pessoas, muitas delas que não poderiam pagar por esse tipo de procedimento na rede particular de saúde, com valores cobrados de até R$ 4 mil por olho operado.

Fonte: SupCom PMP / edição: Tribuna de Parnaíba

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!