Eclipse lunar: fenômeno poderá ser visto na madrugada desta sexta-feira (19)

Eclipses lunares acontecem quando Sol, Terra e Lua ficam alinhados de tal forma que a Lua passa pela sombra da Terra.

Nesta sexta-feira (19) um fenômeno celeste que não ocorre no Brasil há 580 anos poderá ser observado na madrugada: um longo eclipse lunar que fará com que o nosso satélite natural fique com 97% de sua superfície encoberta pela sombra da Terra. Isso fará com que a Lua fique com uma aparência avermelhada. Continua depois da publicidade

Eclipses lunares acontecem quando Sol, Terra e Lua ficam alinhados de tal forma que a Lua passa pela sombra da Terra. Quando se trata de um eclipse lunar total, a Lua fica inteiramente coberta pela sombra do planeta, provocando a chamada zona de “umbra” (sombra) e desaparece por alguns segundos. Já no eclipse parcial só uma parte do satélite passa pela sombra interna, ou limiar, da Terra onde parte da luz solar fica bloqueada.

O eclipse lunar parcial poderá ser visto em toda a América do Norte, e em grande parte da América do Sul (inclusive Brasil), Polinésia, leste da Austrália e nordeste da Ásia. O fenômeno terá início por volta das 4h19, no horário de Brasília, e uma duração de pouco mais de três horas. No entanto, já poderá ser visualizado uma hora antes, quando a Lua entra na parte externa da sombra da Terra (penumbra). Nessa hora, a Lua fica um pouco mais escura, de forma sutil.

Continua depois da publicidade

Infelizmente, o pico do fenômeno não poderá ser visto em nosso país, pois, como ocorrerá às 6h da manhã, a Lua já vai estar abaixo do horizonte, não estando mais visível para o Brasil. Para saber exatamente a cronologia do eclipse lunar em sua cidade, basta acessar a plataforma Time and Date neste link e preencher o campo “busca por cidade ou local”.

Fonte: TecMundo / Edição: Tribuna de Parnaíba
Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!