COVID-19: Parnaíba registra 600 pacientes recuperados

Dos atuais 2.262 casos, 1.579 apresentam sintomas leves da doença e estão em tratamento domiciliar.

Da Redação do Tribuna de Parnaíba

Dos 2.262 casos registrados do novo coronavírus em Parnaíba, apenas 30 necessitam atualmente de cuidados hospitalares. A quantidade de óbitos no município representa 2,3% dos casos, abaixo da média piauiense que é de 3,19% e, abaixo da média da capital Teresina, de 4,75%, tornando Parnaíba, a cidade com menor taxa de mortalidade no estado.

Parnaíba também supera Teresina na porcentagem de casos recuperados, são 26,52% contra 21% da capital piauiense.
 Continua depois da publicidade 

Fakenews de colapso

Nos últimos dias postagens que a cidade de Parnaíba estaria com sua rede saúde colapsada aterrorizaram moradores, no entanto, atualmente somente a Prefeitura de Parnaíba disponibiliza 20 leitos hospitalares e 10 leitos de UTI, fora os leitos do Governo do Estado no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde e seu anexo Pró-médica, ou seja, se todos os casos graves fossem direcionados somente para o hospital da Prefeitura de Parnaíba, ainda teríamos metade dos leitos de UTI hoje, desocupados.

Aglomerações ou casos importados?

Durante sua fala em uma live, o governador Wellington Dias apontou especificamente a cidade de Parnaíba como uma das que menos respeita o decreto de isolamento social, poucos dias depois de enviar policiais militares para fechar lojas nos centros comerciais de Parnaíba. No entanto, o governador não intervém na quantidade de pacientes infectados de outros estados (principalmente do Maranhão) que cruzam as divisas estaduais para ocupar leitos do HEDA, ou ainda para acomodar-se em casas de parentes em Parnaíba na esperança de uma maior proximidade com os hospitais de referência para covid-19.

Atualmente cerca de 25% dos leitos covid do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde estão ocupados por pacientes de outros estados, porém esse número já chegou a 40% segundo fontes do próprio hospital.

Testagem influencia no número de casos

A Prefeitura de Parnaíba ampliou seu programa de testagem para covid-19, descentralizando o serviço do Hospital Campanha Nossa Senhora de Fátima, para os bairros do município. Com isso, o verdadeiro cenário dos casos de infectados no município veio à tona, para essa descentralização, a prefeitura de Parnaíba investiu em aquisição de medicamentos e testes rápidos, para que, tão logo seja positivado um paciente, o mesmo inicie o tratamento à base de medicamentos antivirais, o que tem se mostrado positivo no combate ao número de casos graves da doença, pois quanto antes tratada, menores são as chances da evolução negativa da covid-19.

Confira outras matérias sobre cotidiano clicando aqui

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!