Editorial: Negativa para abertura do comércio em Parnaíba seria ato político?

Poucos dias após Ministério Público, através do Promotor Antenor Filgueiras, ingressar com ação para NÃO reabertura do comércio em Parnaíba, Firmino Filho e Wellington Dias sinalizam a abertura do comércio, SEM CONTESTAÇÕES.

Da Redação do Tribuna de Parnaíba

O pau que bate em Chico só bate mesmo em Francisco, e no caso específico, é no prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa!

Há poucos dias, o Promotor Antenor Filgueiras, ingressou com pedido da continuidade da não abertura do comércio em Parnaíba, mesmo a cidade não tendo crescimento significativo (à época) de casos do Covid-19, principalmente em se tratando de casos mais graves.

Curiosamente, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, onde concentram-se 150 dos 206 casos de COVID -19 no Piauí, irá reabrir gradativamente (assim como pretendia o Prefeito Mão Santa) o comércio na capital piauiense. Assim como também já sinalizou o governador Wellington Dias em liberar a reabertura em todo o estado do Piauí.

Ora, todos em Parnaíba sabem o alinhamento ideológico entre o Promotor Antenor Filgueiras e as gestões petistas, principalmente à de Florentino Neto (atual Secretário Estadual de Saúde).

Aliás, em episódio recente, o Promotor Antenor Filgueiras mais uma vez tentou prejudicar a gestão do Prefeito Mão Santa, denunciando a Secretária de Infraestrutura, Gracinha Moraes Souza, por IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. Veja a resposta do juiz Heliomar Rios Ferreira, Juiz de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de Parnaíba, que analisou a denúncia:

“…com base no conjunto fático e probatório constante dos autos, resta afastada a presença de indícios, ainda que mínimos, a autorizar o prosseguimento da ação de improbidade administrativa.
Assim, e ante o que fora exposto, REJEITO a presente ação de improbidade administrativa…”

Como podemos imaginar que um promotor com a envergadura e experiência de Antenor Filgueiras tenha um processo rejeitado por falta de presença mínima de indícios? A não ser a pura intenção de prejudicar a gestão municipal? Continua depois da publicidade 

Se Teresina com 150 casos pode reabrir o comércio, por que Parnaíba com 10 casos não pode? Seria pelo fato do Prefeito ser totalmente contrário a ideologia petista?

É válido ressaltar que logo após Mão Santa assumir a prefeitura de Parnaíba em 2017, o Promotor Antenor Filgueiras foi alvo de suspeição pelo Tribunal Regional Eleitoral, em decorrência do Promotor possuir forte ligação com um servidor comissionado pelo ex-prefeito Florentino Neto, derrotado nas eleições municipais de 2016. A decisão de suspeição foi dada pelo Juiz da 3ª Zona Eleitoral, Marcelo Mesquita Silva.

Estaria o Promotor Filgueiras novamente buscando uma forma de prejudicar a gestão do prefeito Mão Santa, através da justiça? Já que outras autoridades do poder executivo exercem as mesmas medidas do prefeito de Parnaíba, sem a interferência do Ministério Público?

Confira outras matérias sobre cotidiano clicando aqui

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!