Cartão de crédito: como utilizar sem exagero

Segundo pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) o cartão de crédito é um dos principais meios de endividamento das famílias brasileiras.

Por: Sariny Leão

Um dos problemas desse descontrole por parte da população é a falta de planejamento com a utilização desse dinheiro de plástico.

De acordo com o coordenador de Ciências Contábeis da Faculdade UNINASSAU Parnaíba, Francinildo Benício, se os cartões de créditos forem usados com disciplina podem ajudar as finanças das famílias brasileiras permitindo ter acesso a alguns benefícios e facilidades, mas se forem usados sem planejamento causa descontrole financeiro e dívidas exorbitantes.

“Planejamento nunca é demais quando se trata de uso de cartão de crédito, principalmente quando é preciso comprar produtos parcelados, pois as famílias devem levar em consideração as despesas fixas e variadas para não comprometer a renda mensal” orienta o professor. Continua depois da publicidade

Para não se prejudicar com a utilização desse dinheiro, o professor recomenda programar bem suas compras, evitar parcelar, ficar de olho na fatura mensal, fazer pagamento total das despesas e evitar atrasos. Mas, caso não seja possível quitar a conta deve-se optar por parcelamento ou pagamento mínimo, nunca deixar de pagar.

Publicidade
Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!