Finados: Parnaibanos prestam homenagem a seus entes queridos

Cemitérios receberam milhares de pessoas que prestam homenagens a seus familiares ou amigos no dia de finados.

Por: Bruno Santana
Informações adicionais: Wikipedia

A tradição de homenagear e relembrar os mortos vem desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram.

A celebração é tipicamente católica, uma vez que desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigavam a comunidade a dedicar um dia aos mortos.

A partir do século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos.

Nesta sexta-feira, 02 de novembro, milhares de pessoas devem visitar os túmulos de seus entes queridos. Nas últimas semanas a Prefeitura de Parnaíba reforçou a limpeza dos cemitérios já preparando os locais para receber a população nesta data tradicional.

Cemitério da igualdade no centro de Parnaíba, teve pouca movimentação no final da manhã

No entanto, muitas pessoas deixam para realizar a visita aos cemitérios fora da data alusiva aos mortos, devido ao aglomerado de pessoas. Há casos de pessoas que passam mal, tanto pela emoção da visita, como pelo calor e pela grande quantidade de pessoas.

Movimentação intensa desde as primeiras horas no Cemitério São Sebastião

A movimentação na manhã desta sexta-feira foi relativamente tranquila em alguns cemitérios em Parnaíba, como o de Sant´Ana do Bairro Piauí, já no cemitério de São Sebastião, localizado no Bairro Pindorama, o fluxo de visitantes é intenso desde as primeiras horas da manhã.

Publicidade

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!