Tradicional procissão de São Francisco arrasta multidão de fieis pelas ruas de Parnaíba

No Nordeste as procissões em Parnaíba (PI) e Canindé (CE) são as maiores e mais concorridas pelos romeiros que tem fé inabalável pelo Santo.

Por: Bruno Santana
Com informações de sites católicos

Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis, foi um frade católico da Itália. No Brasil, mais especificamente no Nordeste, São Francisco ganhou a simpatia e fé de milhares por sua história de vida, onde, de um jovem irrequieto e mundano, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza.

Apesar da igreja matriz levar o nome de São Sebastião, é mais conhecida pela tradicional festa ao santo protetor do animais.

São Francisco de Assis, um exemplo de vida
São Francisco de Assis manifestava seu amor a Deus por uma alegria imensa, que se expressava muitas vezes em cânticos ardorosos. A quem lhe perguntava qual a razão de tal alegria, respondia que “ela deriva da pureza do coração e da constância na oração”.

A santidade de São Francisco de Assis lhe angariou muitos discípulos e atraiu também uma jovem, filha do Conde de SassoRosso, Clara, de 17 anos. Desde o momento em que o ouviu pregar, compreendeu que a vida que ele indicava era a que Deus queria para ela. Francisco tornou-se seu guia e pai espiritual. Nascia assim a Ordem Segunda dos Franciscanos, a das Clarissas. Depois, Inês, irmã de Clara, a seguia no claustro; mais tarde uma terceira, Beatriz se juntou a elas.

Nesta quarta-feira (04), milhares de fieis renovaram sua fé e compromisso com os valores pregados pelo santo que abdicou da riqueza para viver uma vida de desapego aos bens materiais.

Publicidade

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!