Devido à cheia do Rio Parnaíba, CHESF diminui vazão das águas de Boa Esperança

Comunicado foi feito na página oficial da Companhia e, afirmou que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada.

Por: Bruno Santana

Confira na íntegra a nota postada no site da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que a Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba encontra-se no seu período chuvoso, tendo o Reservatório de Boa Esperança alcançado 87,7 % do seu volume útil, no dia 17/04/2018. Em função das chuvas ocorridas e visando manter reserva de capacidade de armazenamento no reservatório (volume de espera) para controle de cheias, a vazão defluente (água liberada) da Usina de Boa Esperança está sendo reduzida para o patamar de 600 metros cúbicos por segundo (m³/s), a partir das 12h de hoje.

A Chesf ressalta que as condições hidrológicas no Rio Parnaíba têm sido compatíveis com o período úmido de anos anteriores. Ressaltamos que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nos valores de vazão defluente da Usina de Boa Esperança, em função da evolução das chuvas e vazões no Rio Parnaíba.

Com a decisão da companhia, o temor de um aumento de volume do rio em decorrência da abertura de comportas da Barragem de Boa Esperança é minimizado, porém, conforme descrito na nota “a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada”. O que deixa em aberto a possibilidade de suspender a redução do volume liberado.

Publicidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!