Servidores do SAMU em Parnaíba têm audiência com Secretário de Saúde e Prefeito Mão Santa

Cobraram melhorias estruturais e laborais. Secretário garantiu resolver assuntos prioritários nesta quarta (07).

Por: Bruno Santana

Diversos profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) de Parnaíba, estiveram durante toda a manhã e parte da tarde desta terça-feira (06), na sede da Prefeitura de Parnaíba, localizada no prédio da FIEPI, centro da cidade, em audiência com o Prefeito Mão Santa e, com o Secretário Interino de Saúde, Dr. Raimundo Bessa. Em pauta, problemas que se arrastam há mais de 10 anos dentro da instituição, mas que, por omissão de gestores, culminaram em uma situação insustentável para os profissionais.

Uma das principais preocupações dos servidores é descentralização da regulação de atendimento que hoje ocorre em Parnaíba e, que, devido a uma série de irregularidades apontadas em vistoria estadual, poderia ser transferida para a cidade de Teresina.

Secretário Raimundo Bessa e Flaviano Aragão

“Os profissionais de Teresina não conhecem Parnaíba, não conhecem pontos de referências de ruas em Parnaíba, isso prejudicaria o atendimento àquelas pessoas que necessitem do serviço”. Pontou o Técnico Flaviano Aragão do SAMU.

Um outro ponto detectado na auditoria estadual, foi a capacitação dos profissionais que precisa ser feita a cada 02 anos, no caso dos profissionais do SAMU Parnaíba essa capacitação está há 04 anos sem ser realizada, o que implica diretamente na regularização do SAMU em Parnaíba.

Apesar de todas as dificuldades, o SAMU Parnaíba é reconhecido nacionalmente como referência para o estado do Piauí.

A primeira reunião da equipe foi com o Secretário Raimundo Bessa, que ouviu todas as reivindicações dos profissionais e elencou duas prioridades (manutenção de ambulâncias e material EPI). Para essas duas prioridades houve um acordo entre as partes, para que nesta quarta-feira (07), dois representantes do SAMU comparecerão a sede da Secretaria de Saúde para juntos do Secretário, buscarem soluções e resoluções para os problemas.

Secretário de Saúde, Raimundo Bessa

Já na reunião com o Prefeito Mão Santa, os profissionais discutiram a importância do serviço e a permanência da Médica Joana Rita, que, em carta, pediu para ser exonerada do cargo de coordenadora do serviço. Mão Santa elogiou a médica, mas ponderou que a decisão de sair do cargo partiu da profissional e que, em momento algum cogitou a saída da mesma. Sobre os problemas relatados, Mão Santa garantiu que determinará à Secretaria de Saúde que identifique o gargalo entre as solicitações e o atendimento das mesmas.

Atualmente o SAMU de Parnaíba realiza a regulação de 4 municípios além de Parnaíba: Cocal, Luís Correia, Cajueiro e Buriti dos Lopes.

Publicidade

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!