Governo estadual e cúpula da segurança pública esquecem o GAECIM. Comemorou 2 anos

Grupamento de Atendimento Especial à Criança ao Idoso e a Mulher (GAECIM). São centenas de atendimentos realizados, além da fiscalização de medidas protetivas.

No último dia 1º de dezembro o único grupamento no Piauí de atendimento à criança, idoso e mulher vítima de violência comemorou 2 anos de atuação.

O GAECIM nasceu por iniciativa de uma capitã e uma soldada. De lá para cá são exatamente dois anos, e, este grupamento ainda não existe no organograma da Polícia Militar. Os profissionais que lá atuam, têm buscado apoio e esperavam que no aniversário de dois anos poderiam ser agraciados com o anúncio de investimentos, já que é o único no Piauí.

Os PMs reclamam que para conseguir algum equipamento tem que “andar” muito. Um exemplo disso, é que há um ano os policiais não tinham cartuchos para as armas não letais. A viatura que atua no Gaecim é do tempo do Ronda Cidadão.

A verdade, é que a população parnaibana aguardava a vinda do secretário de segurança e do comando geral da PM para que anunciasse a criação do GAECIM como uma unidade, assim como a Força Tática, RONE, etc. Que a cúpula trouxesse uma viatura nova para atendimento às vítimas, uniformes novos (completos).

Mas a verdade é que nem secretário de segurança, nem o comando geral se dignaram a comparecer a Parnaíba para o aniversário de 2 anos do GAECIM. E isso porque as comemorações que seriam dia primeiro, passaram para dia 15 na esperança da presença e anúncio de investimentos na segurança pública.

Alguns órgãos da Rede de Proteção à criança, mulher e idoso enviaram ofício ao Comando geral da PM solicitando a criação de fato e de direito do GAECIM na estrutura da PM, bem como colocar na grade curricular dos cursos de formação o atendimento especializado à criança, mulher e idoso vítima de violência.

Parnaíba mais uma vez foi pioneira. Por que o governo, através da secretaria de segurança e do comando geral não investe na segurança pública em nossa cidade? Com a palavra os gestores da Segurança Pública do Piauí.

Publicidade

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!