Professor é exonerado e denuncia que foi perseguido pelo Governo do Estado do Piauí

Foi exonerado após se manifestar contra declarações do ex-governador e agora candidato a senador Wellington Dias.

O professor e coordenador de uma escola estadual do município de Campo Grande do Piauí, Gilberto Brito, denunciou que o secretário estadual de Educação, Ellen Gera, o exonerou de seu cargo após manifesto contra declarações do ex-governador e agora candidato a senador Wellington Dias. Continua depois da publicidade

Gilberto diz estar sofrendo perseguição por sua participação na greve estadual dos professores. Ele revelou que era coordenador efetivo concursado desde 2017 e que foi membro atuante na greve estadual dos professores que reivindicou o pagamento do reajuste salarial de 33,23% em decorrência da atualização do FUNDEB, por parte do Governo. O coordenador denunciou que, após publicação de um manifesto contra declarações do ex-governador Wellington Dias em grupo de WhatsApp, teve sua exoneração publicada no Diário Oficial do Estado do Piauí.

Na mensagem encaminhada, pode-se observar uma nota de repúdio contra a declaração de Wellington Dias, que comparou o movimento grevista da educação básica como algo “eleitoreiro e bolsonarista”. A nota destacou que tal afirmação ataca a autonomia sindical, desmoralizando o SINTE-PI diante da sociedade e, demonstra desprezo pela luta da classe trabalhadora da educação, que já o elegeu diversas vezes. O texto ainda traz medidas que o ex-administrador adotou e que prejudicam a classe docente e a educação pública no estado.

Continua depois da publicidade

Gilberto Brito classificou sua exoneração como um “ato politiqueiro” que demonstrou tolerância zero para manifestações divergentes às da base governista. Ele ainda relatou que recebeu a portaria de sua exoneração por telefone, antes mesmo de sua alta médica. O docente afirma que protocolou o pedido de anulação do ato no gabinete do secretário Ellen Gera e que entrou com uma reclamação junto ao Ministério Público. Confira prints das mensagens compartilhadas pelo professor:

Fonte: AsCom Muda Piauí / edição: Tribuna de Parnaíba

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!