Assembleia Legislativa aprova a criação da região metropolitana de Parnaíba

O Projeto de Lei Complementar foi aprovado em 1ª e 2ª votação e segue para sanção da governadora Regina Sousa. Serão considerados integrantes da região metropolitana de Parnaíba os municípios de Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande do Piauí

Em votação na sessão desta quarta-feira (26), o Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, com 17 votos favoráveis, o Projeto de Lei Complementar do Governo do Estado que cria a Região Metropolitana de Parnaíba (RMP) e o Conselho de Desenvolvimento da RMP. A matéria foi aprovada em 1ª e 2ª votação e seguirá para sanção governamental. Continua depois da publicidade

O deputado B. Sá (Progressistas) protestou durante a votação, dizendo que a matéria não exigia tramitação em regime de urgência. “O projeto chegou à Casa e foi lido ontem. Nós não tivemos oportunidade de estudar a matéria. Nós estamos nos abstendo de debater e analisar os projetos de Governo e estamos servindo apenas como homologadores das decisões do Executivo”, disse.

Deputado B. Sá (Progressistas)

O texto estabelece que sejam considerados integrantes da região metropolitana de Parnaíba os municípios de Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande do Piauí. Os parlamentares aprovaram também o Projeto de Lei Completar do Governo do Estado que cria o Conselho de Desenvolvimento da região metropolitana de Parnaíba.

Continua depois da publicidade

Uma região metropolitana é uma área formada por vários municípios que apresentam uma estrutura ou aglomeração urbana interligada entre si ou em torno de uma cidade principal, geralmente uma metrópole, neste caso a cidade de Parnaíba.

De forma geral, o principal objetivo de uma região metropolitana é o de se tornar uma referência no estado, seja no quesito econômico, seja no quesito social.

Com informações da AsCom ALEPI / edição: Tribuna de Parnaíba

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!