Proibida a pesca de camarão entre o Piauí e Ceará por 2 meses

A medida proíbe ainda o transporte, estocagem, beneficiamento, industrialização e comercialização dos camarões das espécies proibidas.

Edição: Tribuna de Parnaíba

Em medida extraordinária assinada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, fica proibido a pesca de três espécies de camarão na divisa do Piauí com o Ceará em virtude das manchas de óleo que atinge todo o litoral nordestino.

A data de proibição vai de 1º de novembro a 31 de dezembro deste ano e as espécies que não podem ser retiradas do mar são: camarão branco (Litopenaeus schmitti), camarão rosa (Farfantepenaeus subtilis e Farfantepenaeus brasiliensis) e sete barbas (Xiphopenaeus kroyeri).

A medida impede ainda o transporte, estocagem, beneficiamento, industrialização e comercialização dos camarões de espécies proibidas.

A norma foi publicada no Diário Oficial da União. Seis praias do litoral piauiense foram atingidas pelo óleo que ainda tem origem desconhecida. Atalaia, Peito de Moça, Coqueiro, Arrombado, Cajueiro da Praia e Pedra do Sal, são as praias afetadas. Continua depois da publicidade

“A SEMAR tem realizado monitoramento nas praias quanto à presença do óleo, mas inicialmente a gente quer orientar aquelas pessoas que desejam utilizar a praia, que verifiquem se tem alguma ocorrência de mancha de óleo, caso tenha, é recomendado que o banhista não utilize o mar e se afaste da mancha, pois trata-se se um produto perigoso que pode provocar alguma reação alérgica”, disse.

Publicidade
Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!