Em protesto inusitado, servidores da UESPI em greve, distribuem acerola na praça da Graça em Parnaíba

“Tomem o suco da UESPI contra a injustiça! Não podemos mais ser a Universidade Esquecida do Piauí” bradavam os grevistas durante distribuição da fruta, rica em vitamina C

Servidores e alunos da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, decidiram fazer um protesto no mínimo inusitado. Dezenas de saquinhos com acerola, foram distribuídos gratuitamente na manhã desta terça-feira (23), na praça da Graça, em frente à Câmara Vereadores de Parnaíba. Continua depois da publicidade

O alvo principal do protesto foi o governador Rafael Fonteles, que, de acordo com os manifestantes, recusa-se a conversar com os profissionais, inclusive, pedindo e sendo atendido, pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) que decretou, a ilegalidade do movimento.

O movimento grevista foi aprovado no mês de dezembro de 2023 em assembleia da categoria, tendo início no dia 02 de janeiro. A categoria reivindica a recomposição de perdas salariais dos professores nos últimos dez anos.

“A greve tem base em duas questões fundamentais: a primeira é a indisposição do Governo do Estado em negociar a recomposição das perdas salariais, que já ultrapassa o percentual de 68%. Há 10 anos a categoria não tem reajuste salarial e passa por um longo período de achatamento de salários”, explicou Gisvaldo Silva, coordenador de Política e Formação Sindical da Associação dos Docentes da Uespi (ADCESP) e diretor do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).

Além disso, a categoria também discorda do Projeto de Lei Complementar 09/2023, de autoria do Governo do Estado e, aprovado pela Assembleia Legislativa do Piauí, que aumenta para 16h a carga horária obrigatória de ensino dos professores 40h.

“Atenção população, vejam o exemplo desse governador, e vamos ter mais atenção nessa eleição. Só votem em candidatos, tanto a vereador, quanto a prefeito que tenham sensibilidade e preocupação com nossa educação, com nossa UESPI, para que ela deixe de ser a Universidade Esquecida do Piauí”, declarou um dos manifestantes.

Clique aqui e receba as notícias do Tribuna de Parnaíba em seu celular

Da Redação do Tribuna de Parnaíba

Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadephb/
https://www.youtube.com/@TribunadeParnaiba

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!