Piauí está entre os estados com menor transparência nos poderes Executivo e Legislativo estadual

O estudo, que avalia os índices de transparência em uma escala de 0 a 100, atribuiu ao estado notas 48 (executivo) e 19 (legislativo). Está entre os cinco piores estados do país

De acordo com uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (25) pela ONG Transparência Internacional, o Piauí se encontra entre os cinco piores estados do país em termos de transparência nos poderes Legislativo e Executivo estadual. Continua depois da publicidade

O estudo, que avalia os índices de transparência em uma escala de 0 a 100, atribuiu ao estado notas 48 e 19, respectivamente. Os critérios de avaliação abrangem diversos aspectos, como presença nas redes sociais e existência de um Conselho de usuários de serviços.

O objetivo dessa pesquisa, conforme destacado pela ONG, é incentivar o debate sobre as ações dos poderes e combater a corrupção. Os dados utilizados no estudo foram coletados ao longo de 2021 e divulgados pela primeira vez em 2022.

Diante dessas informações, a Assembleia Legislativa do Piauí informou que já tem progredido em diversas pautas importantes desde a divulgação dos resultados. Por sua vez, o Governo do Estado declarou que o resultado da avaliação deste ano ainda não foi divulgado, uma vez que o último boletim com informações do Poder Executivo, referente a cada estado, é de junho de 2022, ou seja, retrata a gestão anterior.

É importante ressaltar que este é o segundo levantamento realizado e diz respeito às gestões anteriores tanto do Governo do Estado quanto da Assembleia Legislativa. Na época em que os dados foram coletados, o governador era Wellington Dias (PT), que atualmente exerce o cargo de ministro do desenvolvimento social no governo de Lula (PT), e o presidente da Alepi era Themístocles Filho (MDB), atualmente vice-governador do estado.

Continue lendo após a oferta de nosso anunciante

Os dados são organizados em um ranking por estado. No que se refere ao poder Executivo estadual, o Piauí ocupou a 5ª pior posição no país, com a nota 48,8, em uma escala que varia de 0 a 100. Já no poder Legislativo, o estado obteve a 3ª pior nota, 19.

No caso específico da Assembleia Legislativa, o desempenho do Piauí recebeu a avaliação de péssimo, com a nota 19, sendo classificado como o terceiro pior do país.

O levantamento considera questões específicas, que são avaliadas com pesos que variam de 0,5 a 2, dependendo da importância do item em questão. Todas as questões e a metodologia completa podem ser consultadas no site da Transparência Brasil.

Da Redação do Tribuna de Parnaíba

Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadephb/
https://www.youtube.com/@TribunadeParnaiba

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!