Onça que fugiu do Zoobotânico de Teresina morre após ser capturada. Laço de equipamento pode ter prendido e asfixiado animal

Morte foi confirmada pelo Batalhão da Polícia Ambiental em Teresina, mas causa não foi confirmada. Animal foi capturada durante a noite de sábado (04). Segundo Zoobotânico as causas da morte ainda estão sendo apuradas.

A onça “Menino” que fugiu do Parque Zoobotânico, em Teresina, morreu durante a captura na noite desse sábado (4) no Terminal Zoobotânico, zona Leste da capital piauiense. O Batalhão da Polícia Ambiental confirmou a morte do animal, mas não divulgou a causa. O Portal O Dia apurou que o laço cambão usado na captura teria travado logo depois que o animal havia sido sedado. Continua depois da publicidade

Vídeos gravados por membros das equipes de resgate mostram o momento que o animal é localizado e perseguido. Nas imagens é possível ver a tensão na captura e o trabalho realizado para a imobilização da onça. Em outro vídeo, o animal já aparece sem vida e envolvido pelos dispositivos usados na captura.

Continue lendo após a oferta de nosso anunciante

A direção do Bioparque Zoobotânico emitiu neste domingo uma nota de esclarecimento, onde afirma que a captura do animal estava sobre a responsabilidade do Batalhão de Polícia Ambiental, e que, após a captura do animal ele permaneceu sob monitoramento por uma equipe de biólogos e veterinários, onde após pouco tempo foi percebido que o animal não estava bem. A nota no entanto não cita um problema no equipamento “cambão” utilizado para imobilizar o animal, e trata a morte de Menino como a ser investigada durante necrópsia.

A nota no entanto é controversa, pois afirma que após captura o animal estava sendo monitorado por biólogos e veterinários que teriam iniciado procedimentos médicos-veterinários após a onça apresentar sinais de mal estar. No entanto, em diversas imagens é possível verificar o animal morto, ainda com o laço do cambão em seu pescoço. Confira a nota:

Fonte: Portal O Dia / Bioparque Zoobotânico / edição: Tribuna de Parnaíba

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!