Rafael Fonteles e Themístocles Filho são empossados como governador e vice do Estado do Piauí

Solenidades acontecem na Alepi em sessão plenária de posse e, no Palácio do Karnak onde é passada a faixa de governador.

O governador eleito, Rafael Fonteles (PT), e o vice-governador eleito Themístocles Filho (MDB), tomaram posse em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A sessão plenária de posse iniciou às 8h deste domingo (1º). O senador Wellington Dias (PT), futuro ministro do Desenvolvimento Social do governo Lula, compareceu à solenidade. Continua depois da publicidade

O governador e o vice participaram de solenidades nos dias 29 e 30 de dezembro com um culto e, missa em Ação de Graças. A posse foi comandada pelo presidente da Assembleia, deputado Franzé Silva que assumiu a presidência da ALEPI neste sábado (31), depois da renúncia de Themístocles Filho.

A posse acontece em duas solenidades: a primeira na Assembleia e em seguida com a cerimônia de condução ao cargo no Palácio de Karnak.

Depois do juramento, o vice-governador Themistocles Filho discursou, iniciando a fala afirmando que neste sábado havia se fechado um ciclo, para hoje iniciar outro.

“Ontem fechou um ciclo importante na minha vida. Hoje começo um grande passo, como vice-governador”, disse Themistocles Filho, que destacou sua passagem como deputado estadual na Assembleia desde 1987.

Em seu discurso de posse, o governador Rafael Fonteles agradeceu aos piauienses que proporcionaram sua eleição, aos seus pais e familiares e aos políticos que fizeram parte de sua formação.

Ele se emocionou ao lembrar de uma avó “Tota” que já morreu ao afirmar que ele dizia, quando ele ainda “era pequeno” que seria “governador do Piauí”.

O governador empossado segue ainda neste domingo (01) para Brasília onde deve participar da posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que acontece às 15h.

Continue lendo após a oferta de nosso anunciante

Rafael Fonteles

Rafael Tajra Fonteles é teresinense e nasceu no dia 6 de maio de 1985. É professor universitário de economia e matemática e, político filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Em 2019 foi eleito presidente do Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal) para o biênio 2019/2021. Por sua atuação neste órgão, ele recebeu em 2021 o Prêmio Eficiência do Controle Interno, aferido pela Associação dos Auditores Governamentais do Estado do Piauí (AAGEPI) com apoio da Controladoria-Geral do Estado (CGE).

Ele foi reeleito para o biênio 2021/2023. No entanto, em março de 2022 renunciou ao cargo para se candidatar ao governo do estado do Piauí pelo PT. Foi eleito com 57,17% dos votos válidos, sendo um total de 1.115.139 votos. Foi eleito em primeiro turno e governará o 16º maior colégio eleitoral do país pela primeira vez.

Fonte: G1 PI / imagens: Catarina Costa / edição: Tribuna de Parnaíba

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!