Governo do Estado do Piauí suspende cirurgias eletivas na rede estadual de saúde até 10 de janeiro

Segundo nota da secretaria de Estado da Saúde, decisão faz parte de um plano de contingência para o final de ano, onde seriam priorizados os pacientes já internados, além da falta de insumos, utilizados nos procedimentos.

A Secretaria de Estado da Saúde – Sesapi encaminhou ofício, para todos os hospitais da rede estadual, suspendendo as cirurgias eletivas ambulatoriais no período de 19 de dezembro a 10 de janeiro de 2023. Continua depois da publicidade

Segundo a secretaria de Estado da Saúde, a decisão foi uma ação preventiva, que faz parte do plano de contingência para este final de ano, e, que pretende dar vazão aos pacientes que estão internados. Também motivaram a decisão a dificuldade de fornecimento de insumos, utilizados nos procedimentos, juntos as indústrias produtoras, decorrente da falta de matéria prima.

Continue lendo após a oferta de nosso anunciante

“Determinamos, ainda, a realização imediata de cirurgia em todos os pacientes internados e na fila da regulação hospitalar nos estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS) com a força de trabalho das cirurgias eletivas, respeitando a programação operacional do hospital. Fica a critério do Diretor do EAS a suspensão dos ambulatórios e a realocação dos servidores”, explica o superintendente da rede de alta e média complexidade da Sesapi, Alderico Tavares.

As determinações do ofício não são válidas para o ambulatório de alto risco da maternidade Dona Evangelina Rosa, cirurgias da regulação, demais procedimentos de urgência e emergência, oncológicos, procedimentos cardíacos e neurocirúrgico.

Fonte: AsCom SESAPI / edição: Tribuna de Parnaíba

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!