31 de maio, Dia mundial sem Tabaco. 5 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência do cigarro

O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Conhecido como “Dia Mundial Sem Tabaco” ou “Dia Contra o Cigarro”, o 31 de maio tem o objetivo de alertar os fumantes sobre os perigos do tabagismo e para os benefícios de uma sociedade livre de cigarros. Continua depois da publicidade

O Dia Mundial Contra o Tabaco visa encorajar as pessoas a terem um dia inteiro de abstinência total de tabaco no mundo todo. Essa é uma das iniciativas usadas para chamar atenção da sociedade sobre os efeitos negativos que o fumo traz para a saúde de todos os seres vivos.

Outra iniciativa simbólica que acontece em muitos países na luta contra o fumo, é a colocação de rosas ou outras flores nos cinzeiros dos locais públicos.

O Dia Mundial Contra o Fumo foi criado pela Organização Mundial da Saúde em 1987. No Brasil, quem organiza as atividades de conscientização sobre os perigos do tabaco é o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), um órgão ligado ao Ministério da Saúde.

Continua depois da publicidade

De acordo com as estatísticas mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), morrem todos os anos aproximadamente 5,4 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabagismo.

Além do câncer de pulmão e garganta (os mais comuns), o tabaco ainda pode causar outras consequências desagradáveis, como a queda de cabelo, impotência sexual, dentes e unhas amarelados, dificuldades respiratórias, redução da expectativa de vida, entre outros efeitos danosos.

Edição: Tribuna de Parnaíba

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!