Peixe-boi encontrado em Luís Correia pode ter sido atropelado por embarcação

Exames constataram que o animal teria morrido por afogamento devido a ferimentos, possivelmente, causados por atropelamento acidental de alguma embarcação.

O peixe-boi, encontrado próximo a divisa das cidades de Parnaíba e Luís Correia, no Rio Portinho, morreu por afogamento, foi o que constatou o exame realizado pela ONG Aquasis, para onde o corpo do animal foi levado. Continua depois da publicidade

Segundo a ONG, o animal chamava-se Maceió, e era monitorado desde filhotinho por profissionais da ONG Aquasis. Maceió estava desaparecido há quase dois meses após perder o equipamento de rastreamento. Confira a nota divulgada no instagram da ONG:

NOTA OFICIAL

Na manhã do dia 22 de julho de 2021, a equipe de resgate do Programa de Mamíferos Marinhos (PMM) da Aquasis foi notificada sobre o encalhe de um peixe-boi-marinho (Trichechus manatus) ocorrido no Rio Portinho, município de Luís Correia/PI.

O animal estava morto e tinha um de cinto de borracha no pedúnculo caudal, acessório que integra o equipamento de rastreamento de peixes-boi.

Prontamente foi confirmado que se tratava do peixe-boi de nome Maceió, solto em 25 de maio de 2021 na Praia de Peroba, em Icapuí/CE. O animal perdeu o equipamento de rastreamento após 7 dias da sua liberação e não foi mais encontrado, apesar dos esforços intensos da equipe de monitoramento da Aquasis.

A notificação do encalhe foi intermediada pelo Instituto tartarugas do delta e o resgate da carcaça pela Comissão Ilha Ativa, APA Delta do Parnaíba e Amancio Osteomontagem, dentre outros órgãos públicos locais.

O peixe-boi foi levado para o Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM) da Aquasis, em Caucaia/CE, para realização da necropsia e investigação da causa da morte.

A equipe da Aquasis está consternada com a morte do Maceió, animal que foi resgatado ainda recém-nascido após encalhar no Pontal do Maceió, em Fortim/CE. Foi cuidado com muita responsabilidade, carinho e dedicação pelos nossos profissionais e voluntários durante mais de sete anos.

Apesar da perda difícil, seguiremos firmes com o nosso compromisso de atuar pela conservação desta espécie ameaçada de extinção.

Agradecemos ao apoio e solidariedade de todos os amigos, parceiros, colaboradores e voluntários que se juntam a nós nessa causa nobre.

Maceió no cativeiro de aclimatação na Praia de Peroba-Icapuí-CE (Foto: Antônio Carlos Amâncio)

Da Redação do Tribuna de Parnaíba
Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!