Concurso IBGE: Censo pode ser retomado até 2022

Concurso IBGE com mais de 204 mil vagas para o Censo Demográfico segue suspenso e deve acontecer até 2022.

O concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para o Censo Demográfico encontra-se suspenso. De acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o Governo Federal tem a obrigatoriedade da realização tanto do concurso quanto do Censo até 2022. Continua depois da publicidade

Segundo os editais liberados em 2021, foram ofertadas 204.307 vagas para Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador para atuação no levantamento de dados. Os dois editais chegaram a abrir inscrições, mas foram suspensos depois que o Orçamento 2021 foi aprovado com um corte de mais de 95% dos recursos voltados para o levantamento de dados do IBGE.

“Não há previsão orçamentária para o Censo. Portanto, ele não se realizará em 2021. As consequências e gestão para um novo Censo serão comunicadas ao longo deste ano, em particular em decisões tomadas na Junta de Execução Orçamentária”, justificou o ex-secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues.

Adiamento do Censo Demográfico: o que aconteceu?

O Censo Demográfico do IBGE acontece uma vez a cada 10 anos. Sendo assim, os últimos dados populacionais são de 2010 e um novo levantamento deveria ter acontecido em 2020. No entanto, por causa da pandemia de coronavírus, foi necessário postergar as entrevistas para 2021, adiando também a seleção dos profissionais que trabalhariam no Censo.

Continua depois da publicidade

Então, em fevereiro de 2021, o Cebraspe (banca organizadora) divulgou um edital para Agente Censitário Municipal (ACM) e Supervisor (ACS) e outro para Recenseador. As inscrições foram finalizadas em março e, logo em seguida, o Orçamento 2021 foi aprovado com alto corte nos recursos que seriam voltados para o Censo Demográfico. Consequentemente, o concurso IBGE acabou sendo suspenso.

A realização da pesquisa foi levada à votação no STF, que decidiu pela obrigatoriedade de fazer a pesquisa em 2022. Oito votos foram a favor de atrasar as entrevistas por mais um ano, enquanto dois pediam pela realização ainda em 2021.

“A ausência dessas informações implicará grandes obstáculos para a promoção dos direitos que compõem a espinha dorsal do Estado Social brasileiro, frustrando, outrossim, os objetivos constitucionais de desenvolvimento socioeconômico e de redução das desigualdades sociais”, afirmou o ministro Gilmar Mendes.

Vale ressaltar que houve ainda um ministro votando contra o Censo Demográfico. “O IBGE retomará as tratativas com o Ministério da Economia para planejamento e promover a realização do Censo em 2022, de acordo com cronograma a ser definido em conjunto com o ME”, comunicou o Instituto em nota.

Concurso IBGE para o Censo: veja quais foram as ofertas

Organizado pelo Cebraspe, as 204.307 vagas suspensas em 2021 no concurso IBGE para o Censo Demográfico seriam divididas entre:

  • Recenseador: 181.898 vagas para nível fundamental;
  • Agente Censitário Municipal (ACM): 5.450 vagas para nível médio;
  • Agente Censitário Supervisor (ACS): 16.959 vagas para nível médio.

Recenseador

Geralmente, o requisito para as vagas de Recenseador no concurso IBGE é ter ensino fundamental completo. Já a remuneração não é definida, uma vez que os contratados recebem de acordo com sua produção.

Agente Censitário Municipal

A função no concurso IBGE requer ensino médio completo e conta com remuneração de R$ 2.100,00 para jornadas de 40 horas semanais de trabalho.

Agente Censitário Supervisor

A remuneração seria de R$ 1.700,00 para 40 horas semanais de trabalho.

Concursos no Brasil / Edição: Tribuna de Parnaíba
Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!