Wellington Dias quer vacinar município inteiro com Sputnik V

Vacina foi autorizada com restrições pela ANVISA. Segundo o órgão, há “incertezas técnicas” por falta de informações que possam garantir sua segurança e eficácia contra o novo coronavírus.

O Governador do Piauí, Wellington Dias, anunciou durante uma live com um grupo de advogados paulistas, que pretende imunizar em massa moradores de um município do Piauí com doses do imunizante Sputnik V. Continua depois da publicidade

Segundo Dias, o município escolhido deve ter cerca de 32 mil habitantes. A vacinação deve seguir o modelo usado na cidade de Serrana, no interior de São Paulo.

“No Piauí vamos receber cerca de 64 mil doses. Então decidimos que vamos escolher uma cidade que tenha mais ou menos 32 mil pessoas para vacinar, ali vamos aplicar a 1ª e a 2ª dose, assim como foi feita em Serrana, que foi acompanhada pelo Butantan”, disse o governador.

Continua depois da publicidade

Restrições

Técnicos da Anvisa listaram para quais pessoas a vacina russa não é indicada. “Entendemos que essa vacina não deverá ser utilizada por pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula, grávidas, lactantes, menores de 18, mulheres em idade fértil que querem engravidar, enfermidades graves ou não controladas e antecedentes de anafilaxia”, disse o gerente-geral de medicamentos da ANVISA, Gustavo Mendes.

Além disso, não poderão receber essa vacina pessoas que tenham recebido outra vacina contra Covid-19, febre, HIV, hepatite B ou C, que tenham se vacinado nas 4 semanas anteriores, tenham recebido imunoglobulinas ou hemoderivados 3 meses antes, tenham recebido tratamentos com imunossupressores, citotóxicos, quimioterapia ou radiação 36 meses, tenham recebido terapias com biológicos incluindo anticorpos anticitocinas e outros anticorpos, apontou o gerente da Anvisa.

Da Redação do Tribuna de Parnaíba, com informações do GP1 e CNN Brasil
Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!