Mais eficientes, máscaras N95 já estão em falta no comércio de Parnaíba

Há países recomendando o uso de máscaras profissionais pela população por causa das novas variantes de Sars-CoV-2. Mas a pergunta é, devo realmente usar a N95?

“Não há evidências científicas que comprovem a necessidade de uma máscara N95 ou PFF2 pela população em geral”, aponta o infectologista Leonardo Weissmann, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologista (SBI). Continua depois da publicidade

No entanto, em Parnaíba a máscara já está em falta na maioria das farmácias. Encontrada a preços entre R$ 5 e até R$ 15 por unidade. As máscaras do tipo N95 têm um poder de filtragem superior aos das máscaras cirúrgicas e de pano, e são recomendadas para barrar vírus disseminados por aerossóis (que permanecem suspensos no ar em minúsculas partículas por horas e horas)

Mas a pergunta é, devo realmente começar a usar a N95?

Tecnicamente, o Sars-CoV-2 se espalha principalmente por gotículas respiratórias, produzidas quando uma pessoa infectada respira, fala, tosse ou espirra. Ou seja, ele não ficaria no ar por muito tempo. Só que o contágio através de partículas virais suspensas já foi comprovado em determinadas situações, principalmente em locais fechados, mal ventilados e cheios, como bares, restaurantes, lojas etc.

Ou seja, você não precisa investir em um acessório do tipo para caminhar na rua ou para atividades ao ar livre, mas se utiliza transporte coletivo todos os dias, ou trabalha em ambiente com grande fluxo de pessoas por exemplo, talvez valha a pena considerar.

Da Redação do Tribuna de Parnaíba com informações da Veja Saúde

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!