Cirurgias eletivas estão suspensas por 14 dias no Piauí

Decisão foi tomada após reunião do Comitê de Operações Emergenciais nesta sexta-feira (29).

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) decidiu suspender por 14 dias as cirurgias eletivas ambulatoriais em toda a rede hospitalar do estado, exceto as do Hospital Infantil Lucídio Portela em Teresina. Continua depois da publicidade

A decisão entrou em vigor neste sábado (30) e segue até o próximo dia 13 de fevereiro. O objetivo da Secretaria é concentrar os esforços de urgência e emergência em atendimentos a pacientes com COVID-19.

Cirurgias eletivas são procedimentos que não precisam ser realizados em caráter de urgência, ou seja, podem ser agendadas

“Vimos determinar a suspensão das cirurgias eletivas ambulatoriais pelo período inicial de 14 (quatorze dias), cuja data inicial se dará no dia 30 de janeiro de 2021, exceto as cirurgias eletivas ambulatoriais do Hospital Infantil Lucídio Portela – HILP”, diz a resolução interna da Superintendência de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade (SUGMAC) da Sesapi.

Em Teresina a taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dedicados ao combate à Covid-19 nos hospitais de Teresina chegou a ficar entre 88% e 92% neste sábado (30), de acordo com o secretário municipal de saúde, Gilberto Albuquerque. Segundo a Sesapi, durante a noite a ocupação ficou em 82%.

Da Redação do Tribuna de Parnaíba com informações do G1 PI

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!