Turquia revela eficácia da CoronaVac contra o novo coronavírus

Foi informado também que não houve efeitos colaterais significativos entre os voluntários

Nesta quinta-feira, 24, a Turquia divulgou que a vacina CoronaVac teve eficácia de 91,25% contra o novo coronavírus nos testes de fase 3. Os pesquisadores turcos divulgaram ainda que não houve efeitos colaterais significativos entre os voluntários. Continua depois da publicidade

A CoronaVac é desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac, que tem acordo com o governo do estado de São Paulo. O Instituto Butantan coordena os testes no Brasil e já trabalha na produção do imunizante a partir de matéria prima recebida da China.

Em nota divulgada depois do anúncio da Turquia, o Butantan disse “que não comenta informações relativas a contratos da Sinovac com outros países”.

Na última quarta-feira, 23, o governo paulista previa anunciar a eficácia da vacina, porém a divulgação foi postergada a pedido da fabricante chinesa. Nesta quinta-feira, 24, o secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, falou que a eficácia medida nos testes no Brasil é “bem superior” ao mínimo de 50% recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Continua depois da publicidade

Porém, os percentuais obtidos no Brasil são diferentes dos verificados em outros países onde também está sendo testada (China, Turquia e Indonésia). “[A Sinovac] quer entender por que tivemos um resultado, e, em outros países, outro”, disse Jean Gorinchteyn.

Segundo a agência de notícias Reuters, os pesquisadores turcos avisaram que é “provável que a taxa aumente com base em dados de testes em estágio avançado”.

Os pesquisadores, que integram o conselho científico local, afirmaram que não foi detectado nenhum sintoma importante nos testes da CoronaVac na Turquia, exceto por uma pessoa que teve reação alérgica.

Fonte: CatracaLivre
Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!