Secretária Gracinha Moraes Souza, fala sobre Centro de Qualificação Municipal

Conversamos com a Secretária Municipal de Infraestrutura do município de Parnaíba, que falou sobre o desafio de construir o maior centro de qualificação e convenções do norte do Piauí com recursos próprios do município de Parnaíba.

Inaugurado no último dia 19, o Centro de Qualificação Municipal, Joana de Moraes Souza, tem capacidade para atender até 2.000 pessoas em seu auditório, o maior da região norte do Piauí.

Gracinha Moraes Souza, ainda destacou a parceria entre a pasta e as diretoras escolares para a reconstrução de 100% das escolas da rede municipal de educação, fator este que contribuiu para um melhor aprendizado e consequente aumento no IDEB.

“Esse empreendimento é um sonho da população de Parnaíba de muitos anos. Aqui se juntou duas ideias; se juntou a ideia de um centro de convenções comum, com a função de qualificação. Porque na visão do Prefeito Mão Santa, educação se faz em conjunto, não se faz uma educação de qualidade sem qualificar os docentes e os discentes de forma paralela. Então juntou-se os dois projetos, porque Parnaíba é um polo da região em educação, firmando ainda mais nossa cidade nesse cenário.”

Atuação da Secretaria de Infraestrutura na educação parnaibana

“A infraestrutura visa dar uma qualidade tanto para os professores quanto para os alunos, em ter além de tudo o orgulho de ir para a escola. Ninguém quer ir para uma escola com o teto caindo na cabeça, ninguém quer ir para uma escola que os banheiros não funcionem, ninguém quer ir para uma escola que tenha uma característica de abandono. Então essa primeira etapa que foi feita, paralela as outras, é justamente para que o estudante do ensino municipal diga “eu estudo num colégio do município” com muito orgulho, porque nossos colégios são melhores que muitos da rede privada, porque unem a cultura, a uma educação de qualidade. Há balé nas escolas, temos aulas de canto, há o incentivo à leitura através da abertura de novas bibliotecas. O prefeito tem um sonho que é o do filho do pobre virar doutor, um sonho que ele (Mão Santa) já tem desde quando ele foi governador. Então essa obra significa isso, é uma obra de grandeza, é uma obra que vai nos firmar como polo educacional.”

Austeridade

“Esta obra foi feita 100% com recursos de arrecadação própria do município de Parnaíba, demonstrando que quando o gestor tem austeridade, quando o gestor é comprometido, ele sabe economizar e pôr o recurso onde a comunidade precisa e anseia, e, para isso não precisou atrasar salários, se paga em dia a folha. Hoje nós pagamos aos professores do município bem mais do que a rede pública e a rede privada da região nordeste. Poderíamos pagar mais? Tudo poderia, só que nós temos limites, existe limite de arrecadação, como também existe limite constitucional do percentual com o pessoal, tudo isso é um equilíbrio que está sendo respeitado, então o prefeito Mão Santa, tem o apoio absoluto dos professores, claro que não existe regra sem o mínimo de exceção, porque se todo mundo concordasse com tudo a unanimidade era burra, então não se quer unanimidade, se quer questionamentos mesmo. Mas acredito que hoje, na educação municipal, a grande maioria dos professores comprometidos estão de mãos dadas com a gestão e nós vemos a alegria e o sorriso no dia a dia, e, eu digo isso porque frequentei todas as escolas auxiliando os gestores na questão da infraestrutura, então a gente via de perto, a gente ouvia o que eles queriam, todas as obras feitas em cada escola foi ouvindo o diretor, que ouvia os professores, que ouviam os pais dos alunos. Não foi feito como uma receita de bola que você chega lá e faz, inclusive várias como Baixa do Aragão, Baixa da Carnaúba onde foram feitas quadras; então nós reformamos, estruturamos e fizemos quadras na zona rural, isso tudo para incentivar também o esporte para a criançada, para a meninada crescer sem aquela ociosidade, pra ela escapar do ócio e do vício, das tentações hoje que são grandes, então isso é um trabalho contínuo que só sabe quem está trabalhando, só sabe quem está lá dentro, mas os pais dos alunos, estes sabem a diferença do que é ter seu filho estudando, tendo retorno, o filho crescendo aprendendo, tendo uma escola digna e, aquele ensino até 2016 que era um ensino que se entrava às 07h e saia às 09h, que na verdade era uma enganação. Então sabe-se a diferença, hoje temos merenda de qualidade e muito mais. Problemas sempre vai haver, um erro aqui, outro ali, uma dificuldade de logística, uma falha? Agora procurar agulha no palheiro fica difícil.”

Da Redação do Tribuna de Parnaíba / Entrevista: João Câncio, Renato Farias

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!