Jornalista Tony Trindade é preso durante operação da PF

Prisão ocorreu na casa do jornalista, que é o principal alvo da Operação Acesso Negado. Outros mandados também foram expedidos a serem cumpridos nas cidades de Teresina e Monsenhor Gil.

A Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (18/08) deflagrou a Operação “Acesso Negado” que investiga atos ilegais de intervenção/embaraçamento a Operação policial “Delivery” – que apura desvio de recursos públicos do FUNDEB destinado ao município de União/PI.

No curso da Operação “Delivery” foram identificados atos escusos relacionados a encontros obscuros com agentes públicos no intuito de obter informações sigilosas, acesso indevido a processo judicial sigiloso, convergência e manipulação de versões, atos intimidatórios no intuito de frustrar a investigação policial, dentre outros fatos.

Continua depois da publicidade

A prisão do jornalista Itamir José de Sousa Trindade, mais conhecido como Tony Trindade, ocorreu em sua casa, localizada na Zona Sul de Teresina. Tony Trindade presta assessoria ao prefeito de União, Paulo Henrique.

Nesta fase da investigação estão sendo mobilizados 20 policiais federais para o cumprimento de 1 mandado de prisão preventiva e 5 mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina/PI e Monsenhor Gil/PI, expedidos pela Justiça Federal de Teresina/PI. O objetivo do cumprimento das medidas judiciais é colher elementos materiais de prova e que identifiquem terceiros responsáveis por fornecer indevidamente informações de caráter sigiloso.

Os investigados poderão responder, na medida de suas culpabilidades, pelo crime de embaraço a investigação policial de crime praticado por organização criminosa (art. 2º, §1º da lei 12.850/13) cuja pena pode chegar a 8 anos de reclusão.

O nome da operação faz referência à conduta daqueles que obtém acesso ilegal a informações resguardadas pelo sigilo.

Fonte: PF / Edição: Tribuna de Parnaíba

Confira outras matérias sobre cotidiano clicando aqui

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!