URGENTE: Ministro Mandetta confirma caso positivo de coronavírus no Brasil

Contraprova confirmou o resultado do primeiro caso positivo de coronavírus no Brasil. Paciente de 61 anos esteve recentemente na Itália e está em isolamento domiciliar.

Agência Brasil / Tribuna de Parnaíba

O Hospital Israelita Albert Einstein registrou no Ministério da Saúde a notificação de caso suspeito de coronavírus (Covid-19), em um paciente de 61 anos, que esteve recentemente na Itália. De acordo com o ministério, no atendimento ao caso, o hospital adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico, conforme preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Confirmação

Por volta das 11h30 desta quarta-feira (26) o Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, em entrevista coletiva, informou que o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, atestou em contraprova, o resultado POSITIVO para o primeiro caso de coronavírus no Brasil.

“O caso está confirmado pelo Adolfo Lutz” Declarou o Ministro Mandetta. Ainda segundo o Ministro, o coronavírus é uma espécie de gripe, que haje com mais força em pacientes idosos. Mandetta também informou que o Brasil está adotando todos os procedimentos padrões utilizadas no Mundo. Continua depois da publicidade 

O paciente com suspeita da doença esteve na região da Lombardia, no Norte da Itália, a trabalho, no período de 9 a 21 de fevereiro. Ele desembarcou na última sexta-feira (21), em São Paulo, com sinais e sintomas (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza) compatíveis com a suspeita de doença Covid-19. “O paciente está bem, com sinais brandos e recebeu as orientações de precaução padrão”, diz ainda a nota divulgada pelo ministério.

Confira outras matérias sobre cotidiano nacional clicando aqui

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!