Tem início temporada de desova das tartarugas marinhas no litoral Piauiense

por Tribuna de Parnaíba

Os primeiros ninhos de tartaruga marinha no litoral Piauiense foram identificados nos dias 01 e 02 de 2020 marcando o início da temporada de desova.

Fonte: AsCom Instituto Tartarugas do Delta

Ao todo, 5 ninhos foram marcados, sendo 1 na praia do Coqueiro e 4 na do Arrombado, praias do município de Luís Correia. Os ninhos recebem marcação e identificação do Instituto Tartarugas do Delta (ITD).

Desde 2006 o Instituto Tartarugas do Delta trabalha na conservação na região com apoio do IBAMA, APA Delta do Parnaíba, TAMAR, SESC Piauí, universidades locais e voluntários.

“Estamos falando do menor litoral da costa brasileira (66 km), que compõe a Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba uma unidade de conservação federal de uso sustentável. Os trabalhos de manejo e conservação realizados pelo Projeto Rotas da Conservação, este do Instituto, apresentou esta região como território importante para a conservação da espécie no cenário nacional”, afirmou Werlanne Magalhães, coordenadora do Projeto Rotas da Conservação.

De acordo com o ITD as praias piauienses funcionam como berçário regular para as espécies de tartaruga-de-pente, tartaruga-oliva e tartaruga-de-couro. No Piauí a temporada reprodutiva ocorre entre os meses de janeiro a julho, sendo a praia da Pedra do sal, Praia do Arrombado e Coqueiro, as principais áreas de nidificação. Continua depois da publicidade

O projeto Rotas da Conservação é financiado pela Shell Brasil com recursos da cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Cláusula de PD&I) dos contratos de concessão da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Confira mais matérias de cotidiano clicando aqui

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Tribuna de Parnaíba

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com o uso, mas você pode desativá-los a qualquer momento, se preferir. Aceitar Leia mais