Urgente: Principal general do Irã é morto em ataque de drones americanos

Líder militar foi morto em um ataque de drones no aeroporto de Bagdá na manhã de sexta-feira (03).

Fonte: CNN

Os americanos estão acordando com as notícias do ataque aéreo dos EUA em Bagdá, que matou o comandante militar iraniano Qasem Soleimani e vários outros.

O vice-chefe das Forças de Mobilização Popular do Iraque (PMF), uma força paramilitar apoiada pelo Irã, também foi morto.

Trump ordenou o ataque. Os EUA assumiram a responsabilidade pelo ataque, dizendo que visavam impedir futuros planos de ataque iranianos.

Qasem Soleimani, chefe da unidade Quds da Força Revolucionária Islâmica do Irã

Irã promete vingança

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, prometeu vingar Soleimani, a quem chamou de mártir. Mais tarde, ele nomeou o major-general Ismail Qaani como substituto de Soleimani.

O que já sabemos

  • Donald Trump, ordenou um ataque aéreo no aeroporto de Bagdá que matou Qasem Soleimani;
  • A ação de Trump aumenta drasticamente as tensões regionais que colocaram Teerã contra Washington e seus aliados no Oriente Médio;
  • O Pentágono culpou Soleimani por centenas de mortes de americanos e seus aliados em vários ataques nos últimos meses;
  • Segundo os EUA: Soleimani estava envolvido no planejamento de um “ataque iminente” na região e que colocava em risco vidas americanas;
  • O Irã promete ‘vingança severa’: três dias de luto nacional foram declarados no Irã, onde Soleimani foi reverenciado como herói nacional;
  • O aiatolá Ali Khamenei, pediu uma “vingança severa”, segundo comunicado publicado em seu site oficial;
  • EUA dizem aos cidadãos para sair do Iraque: O Departamento de Estado pediu aos cidadãos dos EUA na sexta-feira que deixem o Iraque imediatamente;

Os governos mundiais reagem

A Rússia alertou que o ataque pode ter “graves consequências”, enquanto a China pediu aos EUA a mostrar “contenção”. Na Europa, o Reino Unido apelou a “todas as partes que mantenham a calma”. O governo francês disse a seus cidadãos no Irã para ficar longe de reuniões públicas.

Os preços do petróleo disparam

Os preços do petróleo subiram após o ataque, em meio a especulações de que represálias poderiam ter como alvo as instalações de petróleo. Os contratos futuros de petróleo brent, uma referência mundial, saltaram 4,3%, para US $ 69,08 por barril na sexta-feira. Os contratos futuros de petróleo nos EUA subiram 4,1%, atingindo US $ 63,69 por barril. Ambos estão no caminho para obter os maiores ganhos diários em cerca de um mês.

Confira mais matérias internacionais clicando aqui

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!