Navio patrulha da Marinha segue para abastecimento no Maranhão

O Navio Patrulha P48, está no litoral piauiense desde a nova aparição de manchas de óleo nas praias de Atalaia e Pedra do Sal.

Da Redação do Tribuna de Parnaíba

O navio patrulha P48 Guanabara, da Marinha do Brasil, seguiu nesta quarta-feira (04), para abastecimento de combustível e suprimentos, no vizinho estado do Maranhão.

Após reabastecer, o navio retorna ao litoral piauiense e, a “previsão” é que o Guanabara continue o patrulhamento na costa até 20 de dezembro, porém, o período pode ser estendido conforme necessidade de seu emprego.

Características do P48 Guanabara

O Navio Patrulha P48 Guanabara que está em atividade no litoral piauiense, é tripulado por 29 homens, sendo 4 oficiais e 25 praças. Atualmente encontra-se sob o comando do Capitão Tenente Leonardo Marcô Siqueira.

Possui 46.5 m de comprimento, e está armado com 1 canhão Bofors de 40 mm L/70 e 2 metralhadoras GAMBO de 20x128mm.

Metralhadora GAMBO de 20x128mm

Durante sua missão no litoral piauiense, o navio realizou o patrulhamento em busca de novos blocos de manchas de óleo no mar, tendo durante essas missões o apoio de biólogos e técnicos de entidades governamentais e não governamentais.

Mascote “Lince”

Cabine de comando

Mergulhadores do GRUMEC – Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha Brasileira, também utilizaram o P48 Guanabara para chegar a pontos suspeitos de presença das manchas.

O P48 Guanabara foi lançado ao mar em 5 de novembro de 1997 e comissionado em 9 de julho de 1999.

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!