Reprovado projeto de doação de terras a famílias de baixa renda em Parnaíba

Doação beneficia 30 famílias de baixa reda. Projeto precisava de 12 votos favoráveis, conseguiu 11. Decisão final acontecerá em 2ª sessão. Veja como votou cada vereador.

Da Redação do Tribuna de Parnaíba

Em uma sessão tumultuada, foi votado na noite desta terça-feira (12) o Projeto de Lei nº 4.535/2019, que trata da cessão de uso e posterior doação de 5.000 m² de área no Bairro Reis Veloso.

A doação é destinada a construção de casas populares à 30 famílias em situação de vulnerabilidade selecionadas após ivestigação social da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania – SEDESC.

Dezenas de pessoas lotaram o plenário para acompanhar a primeira sessão de votação do projeto que necessitaria de 2/3 dos votos favoráveis para aprovação. O projeto será votado em duas sessões.

Nesta primeira sessão, o placar foi de 11 votos favoráveis e 5 votos contrários. O vereador Ronaldo Prado não compareceu a sessão.

Manobra para encerrar a votação

Antes da votação, o Vereador Ricardo Veras, propôs que as duas sessões ocorressem na noite desta terça (12), o que não daria tempo para uma possível reversão do placar, já que sabidamente os vereadores de oposição votariam contra o projeto do Prefeito Mão Santa e, resultaria num placar de 10 votos favoráveis e 6 contrários (já que o Vereador Ronaldo Prado faltou à sessão)

Percebendo a intenção do vereador oposicionista, o líder do Governo da Câmara, Vereador Carlson Pessoa, imediatamente recomendou que a base do governo votasse contra a proposição do vereador Ricardo Veras, pedido que foi prontamente atendido e, uma segunda sessão será realizada posteriormente.

Governo envia representante para esclarecer projeto

A vereadora Neta Castelo Branco solicitou à gestão municipal, o envio de um servidor técnico para esclarecer pontos do P.L. Em atendimento à solicitação o servidor comissionado Sérgio Inácio Rocha Lima, Assessor da Secretaria de Governo compareceu a sessão e foi sabatinado pelos vereadores.

Representante da Secretaria de Governo, Sr. Sérgio Inácio

Daniel Miranda foi o único verador de oposição a se manifestar

Dos vereadores de oposição ao governo Mão Santa, o vereador Daniel Miranda foi o único a se posicionar abertamente contrário à doação de terrenos à famílias de baixa renda, questionando inclusive ao representante do governo o motivo de um integrante da lista ter sido aprovado mesmo sendo observado no cadastro que o mesmo já possuia imóvel.

Vereador Daniel Miranda foi o único vereador de oposição a se manifestar durante a sessão

A resposta ao vereador Daniel Miranda veio do próprio presidente da Câmara, que esclareceu que o participante, está em vias de ser despejado da moradia do programa minha casa minha vida, por não ter tido condições de pagar as prestações da residência.

Votaram contra a doação de lotes:

  • Beto;
  • Daniel Miranda;
  • Dr. Reinaldo;
  • Fátima Carmino;
  • Ricardo Veras

Votaram a favor

  • André Neves;
  • Bernardo Lima;
  • Carlson Pessoa;
  • Daniel Jackson;
  • Da Paz;
  • Diniz;
  • Geraldinho;
  • Irmão Marquinhos;
  • João do Trânsito;
  • João da Unimagem;
  • Neta Castelo Branco

O vereador Ronaldo Prado não esteve presente à sessão. A segunda sessão, que definirá a doação ou não de lotes a famílias de baixa renda ainda será marcada pela presidência da Câmara, até lá vereadores de situação e populares poderão tentar convencer algum dos vereadores de oposição a mudar seu voto.

Dentre as famílias que pleiteiam um lote, há o caso de uma mãe que mora de favor com dois filhos especiais, além de famílias que perderam suas residências em decorrências das fortes chuvas ocorridas no primeiro semestre deste ano.

Devido ao tumulto na sessão, a Polícia Militar precisou ser acionada. Durante a sessão uma senhora que se manifestava a favor do Projeto de Lei foi agredida dentro da câmara, por uma pessoa até agora não identificada.

Confira imagens da sessão desta terça-feira (12):

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!