A Fundação Nacional de Artes – Funarte, reuniu em livro as onze peças infantis escritas por Benjamim Santos, um dos principais dramaturgos de uma geração que renovou o teatro para crianças no Brasil.
Fonte: Ascom
A obra Teatro Infantil – Benjamim Santos, será lançada nesta terça 21 de maio, às 19h, no Café Concerto do Sesc Caixeiral, em Parnaíba. O evento contará com a presença do presidente da Funarte, Miguel Proença; do presidente da Fecomércio – Piauí, Valdeci Cavalcante, e da cantora e compositora, Bia Bedran.
Até 1970, com exceção do trabalho de Maria Clara Machado e de algumas boas produções profissionais, o teatro para crianças não era levado muito a sério no Brasil. As montagens visavam sobretudo ao lucro dos produtores; e serviam de mero passatempo para crianças e suas babás.
No início dos anos 70, porém, com o aparecimento de vários incentivos dos órgãos públicos (concursos nacionais de dramaturgia; realização de festivais com prêmios em dinheiro; e projetos municipais de teatro nas escolas), o teatro infantil no Rio de Janeiro começou a mudar. Apareceram novos autores, realmente dedicados a escrever para crianças. Também surgiram grupos formados por produtores, atores e músicos. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Benjamim Santos nasceu em Parnaíba. Na década de 1960, mudou-se para Recife, onde estudou na Faculdade Direito, e Filosofia, o Seminário de Olinda. De volta ao Recife, fundou o Grupo Construção, trabalhou no Teatro Popular do Nordeste, grupo dirigido pelo encenador Hermilo Borba Filho, e fundou o Teatro de Arribação, que levava espetáculos aos engenhos de cana-de-açúcar. Durante cinco anos manteve uma coluna de teatro no Jornal do Commercio, no Recife.
A partir dos anos setenta, residindo no Rio de Janeiro, além do teatro infantil, destacou-se como autor de grandes espetáculos ao ar livre, como Paixão de Cristo, nos Arcos da Lapa, e sobretudo como diretor de shows de música popular, tendo dirigido Quarteto em Cy, Nara Leão, Kleiton e Kledir, Ângela Maria, MPB-4, Marlene e muitos outros. Atualmente, Benjamim Santos vive em Parnaíba e continua sua carreira de escritor.