Quer iniciar no kitesurf? Confira algumas dicas

 

Fonte: KitsurfMania

Tenho que comprar tudo antes de aprender?
É totalmente desnecessário comprar o equipamento antes de fazer o curso. Você pode perder todo seu investimento ao tentar aprender sozinho, danificando o equipamento que acabou de comprar. Seu instrutor é a pessoa mais correta para recomendar o equipamento ideal de acordo com seu biotipo, peso, altura, local e condições que vai velejar, além de te orientar quanto à qualidade do material.

Equipamento novo é caro!! Posso comprar usado?
Tome cuidado com vendas de equipamentos usados por internet ou classificados, ou de terceiros querendo empurrar algo que não é adequado a você ou que não vai durar nem dois velejos!! Isso acontece principalmente se você for iniciante, sem muita noção de qualidade e preço.

Equipamentos de segunda mão também não têm garantia e alguns não possuem mais peças de reposição no mercado. O material requer constante manutenção, e as peças devem estar disponíveis no mercado para que você não fique na mão. Um equipamento novo e com assistência é um bom investimento, que não te trará dores de cabeça e chateações, e te dará o máximo de rendimento nos velejos, seus momentos preciosos de lazer.

Que kite eu devo comprar?
Hoje no mercado, existem dois modelos de kite são os que mais atuam no mercado:

Kite modelo “C”: Normalmente é um kite com 5 linhas, próprio para a modalidade Freestyle, para as manobras mais modernas, como handle passes e kite loops. O kite é um pouco mais arisco, mas possui um recurso muito eficiente para se reduzir a pressão com um simples movimento de empurrar a barra.

Kite Bow: é um modelo de kite considerado dos mais seguros hoje no mercado. Normalmente as escolas trabalham com esse tipo de kite. É também um kite muito usado por aqueles que andam nas ondas. Por ter um recurso de quase anular totalmente a força do kite, os velejadores de KITEWAVE adoram. Já para o freestyle, não é tão eficiente quanto um kite “C”.

Que marca devo escolher? Por que algumas são mais baratas?
Existem ótimas marcas e inúmeros modelos de kites e pranchas no mercado. Algumas marcas escolhemos pela imagem que vemos nas revistas e vídeos, pelos anúncios das suas características técnicas, pelas dicas de amigos ou porque são usadas por um atleta favorito. O importante é que o equipamento seja adequado a seu velejo.

Escolha uma marca que te garanta serviço pós-venda, para não passar semanas com seu equipamento parado esperando uma solução. Tome cuidado com vendedores oportunistas, que procuram apenas empurrar um kite ou prancha que estão parados no estoque. Dê preferência a quem oferece garantia e assistência caso você precise de peças de reposição, reparos, resposta para dúvidas sobre o uso e dicas em geral de velejos, locais para viajar, etc.

A diferença de preços existe principalmente por causa de promoções de algumas marcas. Também existem aquelas marcas que são trazidas sem plano de assistência e que acabam encalhadas, oferecidas por preços bem baixos já que não há interesse nesses materiais.

Outro fator importante é o preço de revenda do kite depois de um tempo de uso, algumas marcas mesmo depois de um ano de uso ainda estão boas para vender, no caso de você fazer um upgrade para um kite novo.

Publicidade

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!