Até o momento, o órgão já registrou doze casos da doença no estado. Mais de 700 animais já foram sacrificados.
Por: Wanderson Camêlo / Portal AZ
A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) confirmou a descoberta de mais seis focos de Peste Suína Clássica (PSC) no estado. Uma nota técnica foi divulgada pelo órgão, na tarde desta segunda-feira (20), informando os novos casos.
Os focos já foram descobertos em Lagoa do Piauí (02 focos), Domingos Mourão (01 foco), Murici dos Portelas (04 focos) e em Cabeceiras do Piauí (05 focos). “As ações para eliminação destes focos já foram devidamente adotadas”, garantiu a ADAPI na nota.
Em torno de 778 animais que portavam o vírus da PSC já foram sacrificados até o momento no Piauí. A maior quantidade de abates de animais doentes, 420, aconteceu na cidade de Lagoa do Piauí, local onde foram registrados os primeiros casos da doença.
Ao todo, a Agência de Defesa Agropecuária, através do GEASE (Grupo Especial de Atenção às Enfermidades Emergenciais ou Exóticas), já registrou 12 focos da doença no Piauí. No último dia 03, foram encontrados três focos em Cabeceiras do Piauí e um na cidade de Murici dos Portelas. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os trabalhos de atendimento às notificações da PSC e vigilância estão sendo realizados em todo o estado através das operações determinadas pelo COEZOO (Centro de Operações em Emergência Zoossanitária para Peste Suína Clássica) do Piauí. O telefone para atendimento às notificações é o (86) 98825-5250.
Peste Suína Clássica
A PSC é uma doença clássica contagiosa, mas que não afeta o ser humano. O consumo está liberado, contanto que seja proveniente de um estabelecimento com serviço de inspeção. Os principais sinais clínicos da PSC são mortalidade elevada, principalmente em suínos jovens, febre alta, conjuntivite, manchas pelo corpo, vômito e diarreia.