Polícia desmonta esquema que explorava pequenos comerciantes com juros abusivos e ameaças. Mandados atingem 9 cidades nos estados do Piauí, Maranhão e Ceará.
Quem vive do próprio suor e já precisou de empréstimo rápido sabe o perigo: juros abusivos, pressão, ameaça e até violência. Foi justamente contra esse tipo de crime que a Secretaria de Segurança Pública do Piauí agiu com força total na manhã desta quinta-feira (05).
✅ Clique aqui e siga o novo perfil do Tribuna no Instagram
A segunda fase da Operação Macondo colocou atrás das grades 24 investigados por agiotagem e cumpriu 26 mandados de busca e apreensão em nove cidades do Piauí, além de alvos no Maranhão e no Ceará.
A operação foi deflagrada nas cidades de: Teresina, Campo Maior, Esperantina, Floriano, Oeiras, Amarante, Picos, Timon (MA) e Tianguá (CE).
Não foi confirmado que outras cidades possam estar na mira das autoridades.







Segundo a SSP, o grupo estruturava um esquema sistemático de concessão irregular de crédito, focando principalmente pequenos comerciantes e trabalhadores informais, usando coerção, intimidação e domínio territorial para forçar pagamentos.

💰 A Justiça ainda determinou o bloqueio de até R$ 1 milhão em contas ligadas aos suspeitos. A medida visa impedir que o dinheiro, possivelmente de origem ilícita, desapareça.
Continue lendo após a oferta de nosso anunciante






Ao todo, 27 pessoas foram investigadas, com prisões temporárias, medidas cautelares e restrições judiciais.
O superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta, reforçou o recado:
“A Operação Macondo demonstra o comprometimento da Segurança Pública em combater organizações criminosas envolvidas com a prática de agiotagem, que exploram economicamente pessoas em situação de vulnerabilidade por meio de coerção e intimidação. Nosso trabalho é proteger a população e desarticular essas estruturas que atuam à margem da lei”
A ofensiva envolveu Polícia Civil, Polícia Militar, Inteligência, FEISP, ROCAM e Núcleo de Operações com Cães.








Clique aqui e receba as notícias do Tribuna de Parnaíba em seu celular
Da Redação do Tribuna de Parnaíba
Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadeparnaiba/
https://www.youtube.com/@tribunadephb
