Operação da PF contra organização criminosa nas Eleições Municipais de 2024 é deflagrada em Piracuruca

por Bruno Santana

Operação Escudo Eleitoral III investiga uso de dinheiro do crime para compra de votos nas Eleições de 2024. Mandados no Piauí e em Goiás atingem núcleo suspeito de financiar campanhas com recursos ilícitos.

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (29), a Operação Escudo Eleitoral III, um duro golpe contra uma organização criminosa suspeita de atuar diretamente no financiamento ilegal de campanhas durante as Eleições Municipais de 2024.

Clique aqui e siga o novo perfil do Tribuna no Instagram

Com apoio do Canil da Polícia Civil do Piauí, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão nos municípios de Piracuruca (PI) e Águas Lindas (GO), por determinação do Juízo de Garantias do Núcleo I da Justiça Eleitoral do Piauí.

Além das buscas, a Justiça determinou duas medidas cautelares de afastamento de cargos públicos, atingindo uma agente política e uma servidora, com o objetivo de impedir interferências nas investigações, destruição de provas ou uso da máquina pública para beneficiar os investigados.

📌 Segundo a Polícia Federal, a apuração teve início em novembro de 2025, após o compartilhamento de dados de uma investigação criminal anterior, que revelou possível conexão entre integrantes de facção criminosa e o financiamento eleitoral. A partir daí, os indícios foram aprofundados no âmbito da PF.

Continue lendo após a oferta de nosso anunciante

As investigações apontam para a suposta utilização de recursos de origem criminosa em campanhas eleitorais, além de práticas ilegais para obtenção de votos, como a dissimulação da origem de dinheiro e bens empregados no processo eleitoral.

🔍 Os alvos da operação poderão responder por organização criminosa, captação ilícita de sufrágio (compra de votos), falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro, crimes que, juntos, colocam em xeque a lisura do processo democrático.

⚠️ A Polícia Federal informou que as investigações seguem em andamento e que novas medidas podem ser adotadas a partir da análise do material apreendido, reforçando o cerco contra crimes que atentam diretamente contra a democracia.

👉 O Tribuna de Parnaíba segue acompanhando o caso com rigor jornalístico e compromisso com a verdade.

Clique aqui e receba as notícias do Tribuna de Parnaíba em seu celular

Da Redação do Tribuna de Parnaíba

Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadeparnaiba/
https://www.youtube.com/@tribunadephb

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com o uso, mas você pode desativá-los a qualquer momento, se preferir. Aceitar Leia mais