EUA lançam ataque à Venezuela, capturam Maduro e esposa

por Tribuna de Parnaíba

Trump confirma ofensiva militar e afirma que Maduro e Cilia Flores foram retirados do país; governo venezuelano repudia ação internacional. Explosões em Caracas e outras cidades marcam operação dos EUA; vice-presidente exige “prova de vida” do presidente capturado.

Os Estados Unidos anunciaram neste sábado (3) um ataque militar de grande escala à Venezuela que resultou, segundo o presidente americano Donald Trump, na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, e na retirada deles do país por via aérea.

De acordo com Trump, em publicação nas redes sociais, a operação foi “bem-sucedida” e conduzida em conjunto com forças de segurança dos EUA. No entanto, ainda não foi divulgado oficialmente o destino para onde o casal foi levado ou detalhes sobre eventuais baixas e impactos humanitários.

📌 Explosões e sobrevoos foram registrados em Caracas e outras regiões da Venezuela na madrugada, provocando pânico e interrupções no fornecimento de energia em áreas da capital, segundo relatos de moradores.

📢 O governo venezuelano classificou o ataque como “agressão imperialista” e decretou estado de emergência em todo o país, convocando a população para resistir à ofensiva estrangeira. A vice-presidente Delcy Rodríguez exigiu ainda prova de vida de Maduro e da primeira-dama, afirmando que o paradeiro dos dois é desconhecido.

Continue lendo após a oferta de nosso anunciante

🌍 Analistas políticos e líderes internacionais reagem com preocupação, pois a operação dos EUA representa um marco drástico nas relações hemisféricas e pode desencadear uma crise global com implicações econômicas e diplomáticas ainda incalculáveis.

Governo Lula terá reunião de emergência

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará uma reunião de emergência neste sábado (3) para tratar sobre o ataque do governo dos Estados Unidos à Venezuela. Lula está no Rio de Janeiro onde passou o reveillon e talvez participe da reunião através de video chamada. Ele e a primeira-dama, Janja da Silva, estão na base militar da Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro.

Estados Unidos farão coletiva às 13h (horário de Brasília)

Trump afirmou ainda que mais detalhes sobre a operação serão apresentados durante uma coletiva de imprensa marcada para as 13h, horário de Brasília. A informação sobre a captura de Maduro foi feita em um post em uma rede social:

“Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque de grande escala contra a Venezuela e seu líder, o presidente Nicolás Maduro, capturado, juntamente com sua esposa, e retirado do país por via aérea.”

Clique aqui e receba as notícias do Tribuna de Parnaíba em seu celular

Da Redação do Tribuna de Parnaíba

Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadephb/
https://www.youtube.com/@tribunadephb

 

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com o uso, mas você pode desativá-los a qualquer momento, se preferir. Aceitar Leia mais