Governo do Piauí instala primeiro posto de guarda-vidas em praia do estado

por Tribuna de Parnaíba

Estrutura inédita reforça segurança e prevenção de afogamentos no litoral piauiense. Posto na Pedra do Sal marca novo padrão de proteção aos banhistas.

Na manhã deste sábado (20), o Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) e com apoio da Secretaria de Segurança Pública, realizou a instalação do primeiro posto de observação de guarda-vidas em uma praia do estado. A estrutura foi implantada na Praia da Pedra do Sal, em Parnaíba, um dos pontos mais movimentados do litoral piauiense.

A iniciativa integra um projeto estratégico de fortalecimento da segurança nas praias, com foco direto na prevenção de afogamentos, monitoramento das condições do mar e atendimento rápido a emergências 🚨. A ação representa um avanço concreto diante do aumento do fluxo de turistas e moradores durante a alta temporada.

O projeto contou com apoio institucional do IBAMA, que realizou a doação de madeira para a construção dos postos, e da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), órgão do Ministério da Gestão e Inovação responsável pela administração das áreas da União.

Continue lendo após a oferta de nosso anunciante

Segundo o comandante-geral do CBMEPI, coronel José Arimatéia Rêgo, os postos de observação são ferramentas essenciais para salvar vidas.

“Hoje, temos a grata satisfação de instalar o primeiro posto de observação dos Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros Militar, na Praia Pedra do Sal. É uma estrutura de extrema importância, que amplia a visão do Guarda-Vidas em situações de alerta ou perigo iminente. Dessa forma, conseguimos prestar uma melhor assistência e segurança aos banhistas e a toda população que esteja visitando a praia. Agradecemos ao governador Rafael Fonteles, e ao Secretário de Segurança, Chico Lucas, pelo apoio incondicional na implantação desta unidade”

O comandante também ressaltou o apoio do governador Rafael Fonteles e do secretário de Segurança Chico Lucas, classificando o investimento como decisivo para a implantação da unidade.

📍 Ao todo, serão instalados 12 postos de observação no litoral, distribuídos da seguinte forma:

🛟 Dois postos na Pedra do Sal
🛟 Um posto na Lagoa do Portinho
🛟 Três postos na Praia de Atalaia
🛟 Dois postos na Praia do Coqueiro
🛟 Um posto na Praia de Maramar
🛟 Um posto na Praia de Macapá
🛟 Dois postos em Barra Grande

⏱️ O funcionamento será diário durante a alta temporada e, fora desse período, aos fins de semana, com duplas de militares, viaturas e equipamentos prontos para resposta imediata a ocorrências.

A medida reforça o compromisso do Estado com a segurança pública, o turismo responsável e a preservação de vidas no litoral piauiense.

Clique aqui e receba as notícias do Tribuna de Parnaíba em seu celular

Da Redação do Tribuna de Parnaíba

Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadephb/
https://www.youtube.com/@tribunadephb

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com o uso, mas você pode desativá-los a qualquer momento, se preferir. Aceitar Leia mais