Evento reuniu autoridades e simbolizou a aproximação da Alepi com os municípios. Sessões itinerantes e homenagens marcaram o jubileu de 190 anos da Assembleia.
A celebração pelos 190 anos da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) chegou ao seu ponto alto nesta quinta-feira (11), em Teresina, coroando um ano marcado pela presença ativa do Legislativo nos municípios piauienses.
O evento, realizado no Sesc Cajuína, reuniu parlamentares, autoridades de diversos poderes e homenageados, encerrando a série de solenidades que passou por cidades como Picos, Oeiras, Esperantina, São Raimundo Nonato, Parnaíba, Floriano, Pedro II e Bom Jesus.

O presidente da Alepi, Severo Eulálio (MDB), enfatizou que a etapa final na capital tem peso simbólico: “Teresina nos abraça e está sempre presente na vida dos parlamentares do Piauí”, afirmou.

O decano da Casa, Wilson Brandão (PP), reforçou que o projeto aproximou a Assembleia do povo: “O presidente Severo empreendeu um trabalho intenso de interiorização. Hoje celebramos essa grande festa com quem fez história no Parlamento”.
A abertura contou com a apresentação “Boa Noite de Reisado”, de Vágner Ribeiro, o Hino Estadual pela Orquestra Sanfônica e a exibição de um vídeo que resgatou a trajetória do Legislativo desde 1835.

O governador Rafael Fonteles (PT) destacou a centralidade do Parlamento na democracia: “É a Casa que representa a diversidade de forças políticas e sociais”.

Também presente, o ministro Wellington Dias (PT) lembrou que o Legislativo é o “elo direto entre 30 líderes regionais e a base da população”.
Entre os parlamentares presentes estavam Elisângela Moura, Ziza Carvalho, Gustavo Neiva, Dr. Vinícius, Francisco Limma, Gracinha Mão Santa, Marden Menezes, Dr. Felipe Sampaio, Tiago Vasconcelos, Firmino Paulo, Janaínna Marques e B. Sá.

Continue lendo após a oferta de nosso anunciante

Homenagens emocionam e resgatam legado histórico 🏅
A noite reservou espaço para reconhecer personalidades que marcaram o Parlamento piauiense. Ex-presidentes como Freitas Neto, Sabino Paulo, Luciano Nunes, Kléber Eulálio e Themístocles Filho receberam placas comemorativas.
Servidores também foram lembrados, como a taquígrafa Edna de Sousa Mata, que há 50 anos dedica sua vida profissional à Casa: “Meu primeiro e único emprego… Esse reconhecimento significa muito”, declarou.

Ao todo, 99 personalidades receberam a Medalha do Mérito Legislativo 190 anos, honraria destinada a quem prestou serviços relevantes ao Estado.

Entre os destaques da solenidade, a deputada Gracinha Mão Santa (PP) participou das homenagens e reforçou a importância da iniciativa:
O deputado Severo passou o ano inteiro descentralizando e aproximando a ALEPI do povo em vários municípios do Piauí. E, nada mais justo que, na finalização no ano, na finalização do aniversário de 190 (da ALEPI), fosse na capital porque a capital simboliza a cidade de todos, todos os 224 municípios podem se considerar minha cidade, sendo também Teresina por ser a capital de nosso estado.

A fala da deputada reforça o espírito da celebração: uma Assembleia que percorre o Piauí e conclui sua jornada onde todas as histórias se encontram na capital do Estado.



Clique aqui e receba as notícias do Tribuna de Parnaíba em seu celular
Da Redação do Tribuna de Parnaíba
Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadephb/
https://www.youtube.com/@tribunadephb

