Ação integrada cumpre 26 mandados e desmonta núcleo do tráfico no bairro João XXIII em Parnaíba

por Tribuna de Parnaíba

João XXIII amanhece com megaoperação contra o tráfico. “Suspeitei desde o Princípio” atinge grupo comandado por “Chapolin” e usava comércio como fachada.

Parnaíba amanheceu sob uma das maiores ações de combate ao tráfico já registradas no litoral. A Secretaria de Segurança Pública do Piauí deflagrou, nesta quinta-feira (11), a Operação “Suspeitei desde o Princípio”, que cumpriu 26 mandados judiciais no bairro João XXIII, incluindo prisões preventivas, buscas e apreensões, internação provisória de adolescente e o sequestro de um imóvel usado como base de operações do grupo criminoso liderado por um indivíduo com alcunha de “Chapolin”.

A ofensiva integra as ações estratégicas do Pacto Pela Ordem e envolveu equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar, numa força-tarefa que mobilizou a 1ª e 2ª Divisão de Tráfico de Drogas, DRACO, delegacias seccionais e o BEPI. A meta era clara: desmantelar uma célula que usava um estabelecimento comercial como fachada para distribuição de entorpecentes.

As investigações, iniciadas em 2023, revelaram que “Chapolin”, preso três vezes pela Divisão de Tráfico, seguia comandando um esquema estruturado, com participação direta de familiares. A esposa foi presa nesta fase e filhos do investigado já haviam sido detidos anteriormente pelo mesmo crime.

Continue lendo após a oferta de nosso anunciante

“Chapolin e seus familiares vinham mantendo um ponto de venda de drogas que funcionava como uma verdadeira central de distribuição. A disputa interna pelo imóvel, levada até uma organização criminosa, mostra o nível de articulação do grupo. Com o sequestro judicial do local e as prisões, conseguimos desarticular o núcleo que comandava essa atividade ilícita”, afirmou o delegado Ayslan Magalhães, reforçando que o sequestro judicial foi decisivo para desarticular o núcleo.

Já o delegado Charles Pessoa destacou o impacto da operação na segurança local:

“Essa operação simboliza a consolidação de um trabalho minucioso que vem sendo realizado há meses. A retirada desse grupo de circulação enfraquece diretamente a atuação da organização criminosa que tentava dominar o território e garante mais segurança à população de Parnaíba”

O nome da operação faz referência ao bordão do personagem Chapolin Colorado, numa clara alusão ao apelido do investigado.

Com a ação, a SSP-PI reforça o combate permanente ao crime organizado, proteção às famílias do litoral e enfrentamento rigoroso às facções que tentam se instalar na região.

Clique aqui e receba as notícias do Tribuna de Parnaíba em seu celular

Da Redação do Tribuna de Parnaíba

Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadephb/
https://www.youtube.com/@tribunadephb

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Tribuna de Parnaíba

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com o uso, mas você pode desativá-los a qualquer momento, se preferir. Aceitar Leia mais