Sabão líquido Ypê tem lotes contaminados e Anvisa determina recolhimento imediato

por Tribuna de Parnaíba

Sabão líquido e produto capilar passam por retirada emergencial após irregularidades. Agência reforça fiscalização após detectar risco microbiológico em produtos domésticos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira (27), o recolhimento urgente de diversos lotes de sabão líquido da marca Ypê após a detecção de contaminação microbiológica. ⚠️

Segundo análises da própria fabricante, Química Amparo Ltda., foi identificada a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa, capaz de causar infecções especialmente em pessoas com imunidade baixa. A decisão inclui ainda a suspensão da comercialização, distribuição e uso dos produtos afetados.

Lotes que devem ser recolhidos 🧴❌

Lava Roupas Líquido Ypê Express
– 170011, 220011, 228011, 203011, 181011, 169011, 169011, 205011 e 176011

Lava Roupas Líquido Tixan Ypê
– 254031 e 193021

Lava Roupas Líquido Ypê Power Act
– 190021, 223021 e 228031

A Anvisa orienta que consumidores que possuam algum desses lotes entrem em contato imediatamente com o SAC da empresa através do número: 0800 1300 544. As vigilâncias sanitárias municipais e estaduais devem fiscalizar para garantir que nenhum item continue circulando no mercado.

Continue lendo após a oferta de nosso anunciante


Produto capilar também é alvo e será retirado do mercado ✂️🚫

Além dos produtos para roupas, a Anvisa também determinou o recolhimento de todos os lotes do produto Smart Hair Micro – SMART GR, da empresa Klug Indústria Química e de Cosméticos Ltda.

Apesar de registrado como cosmético, o produto possui características que induzem o usuário a aplicá-lo de forma invasiva, ultrapassando a camada superficial da pele — o que o coloca fora das normas de segurança. A agência proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, uso e propaganda.


Risco à saúde e orientação ao consumidor 🛑

A presença da bactéria e o uso inadequado de produtos fora das normas representam risco real à saúde, reforçando a importância de o consumidor verificar imediatamente os lotes que possui em casa. Trata-se de uma medida preventiva essencial para evitar complicações e garantir segurança no uso de produtos de higiene.

Veja aqui a publicação na íntegra.

Clique aqui e receba as notícias do Tribuna de Parnaíba em seu celular

Da Redação do Tribuna de Parnaíba

Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadephb/
https://www.youtube.com/@tribunadephb

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Tribuna de Parnaíba

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com o uso, mas você pode desativá-los a qualquer momento, se preferir. Aceitar Leia mais