Câmara denuncia ataques em redes sociais e promete medidas legais. Parlamentares se unem contra discurso de ódio e desinformação.
A Câmara Municipal de Parnaíba publicou nesta quarta-feira (22) uma Nota de Repúdio contundente ⚠️ contra os ataques e ofensas direcionados a vereadores nas redes sociais nos últimos dias. Segundo o documento, os parlamentares têm sido alvos de “injúrias e difamações” que ultrapassam os limites da crítica política e ferem a dignidade pessoal.
A Mesa Diretora classificou como inaceitável que o legítimo exercício do mandato parlamentar, pautado na defesa dos interesses da população e na liberdade de expressão, seja alvo de desmoralização. “O debate político deve ocorrer dentro dos princípios da democracia, do respeito mútuo e do senso de responsabilidade”, destaca o texto.
O Legislativo reafirmou ainda seu compromisso com a transparência e a ética pública, e anunciou que tomará medidas legais cabíveis contra qualquer tentativa de intimidação ou difamação de seus membros.
Continue lendo após a oferta de nosso anunciante

A nota também faz um apelo à população para que as redes sociais sejam usadas de forma responsável, defendendo um ambiente de respeito e civilidade. “A liberdade de expressão é um direito constitucional, mas deve ser exercida com ética e sem ferir a reputação alheia”, reforça a Câmara.
➡️ A manifestação vem num momento em que o cenário político local está acirrado, e marca uma posição firme do Parlamento parnaibano em defesa da democracia e do bom debate público.
Confira a nota na íntegra
|
NOTA DE REPÚDIO A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Parnaíba, por meio desta Nota, vem a público manifestar seu mais veemente repúdio aos ataques, às ofensas, às injúrias e às difamações que, alguns Vereadores, têm sofrido nos últimos dias através de publicações em redes sociais. É inaceitável que o legítimo exercício do Mandato parlamentar – pautado na defesa dos interesses da população e na livre manifestação de ideias – seja alvo de tentativas de desmoralização e desrespeito pessoal. O debate político deve ocorrer dentro dos princípios da democracia, do respeito mútuo e do senso de responsabilidade. A liberdade de expressão é um direito constitucional que deve ser exercido de forma ética e responsável, devendo ser vedada quando utilizada como instrumento para disseminar mentiras, ataques pessoais ou discursos de ódio, sob pena de se recorrer ao Poder Judiciário para conter tais atitudes que não se coadunam com a verdade. Este Poder Legislativo Municipal reafirma seu compromisso com a transparência, o diálogo e o trabalho em prol da sociedade parnaibana, e tomará todas as medidas legais cabíveis para resguardar a honra e a integridade moral de seus parlamentares, bem como, ratificando seu compromisso com a democracia, o respeito e a ética no debate público e, ainda, condenando qualquer forma de discurso de ódio, desinformação ou tentativa de intimidação de seus Membros. Ressaltamos, por outro lado, que a liberdade de expressão é um direito fundamental assegurado pelas Constituição Federal e Estadual, mas deve ser exercida de maneira responsável e respeitosa, sem ultrapassar os limites da lei ou ferir a reputação alheia. Por fim, conclamamos à população e aos usuários das redes sociais a promoverem um ambiente de respeito e civilidade, fortalecendo a democracia e o bom debate público, em prol da melhoria da qualidade de vida dos munícipes e dos serviços públicos. Parnaíba (PI) 22, de outubro de 2025. |
Clique aqui e receba as notícias do Tribuna de Parnaíba em seu celular
Da Redação do Tribuna de Parnaíba3
Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadephb/
https://www.youtube.com/@tribunadephb

